A bromidrose, conhecida popularmente como “chulé”, caracteriza-se pelo odor desagradável nos pés. Ela pode ter uma série de causas e não significa, necessariamente, um problema grave de saúde, embora possa causar incômodos e desconforto. Entre os principais fatores para o mau cheiro nos pés está a proliferação de bactérias, propiciada pelo suor ou por infecções fúngicas.
Leia também:
Receita de creme de depilação natural
Alecrim ajuda no combate à candidíase
Chá de agnocasto contra as espinhas
Além disso, pessoas com diabetes, idosos ou portadores de doenças cardíacas podem apresentar maior propensão ao problema, em função da má circulação sanguínea. Uma dica para combater o chulé é realizar banhos escalda-pés com frequência; e alguns elementos naturais podem ajudar a potencializar o efeito.
Receitas caseiras para combater o chulé
Sálvia e alecrim
Graças as suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, a planta sálvia e o alecrim, que servem também como adstringentes, ajudam a minimizar a produção de suor, o que significa um ambiente menos favorável ao desenvolvimento de microrganismo.
Como fazer
Ingredientes
- 1 colher de chá de folhas secas de alecrim
- 2 colheres de chá de folhas secas de sálvia
Encha uma bacia com água fervente, alecrim e sálvia secos. Quando a água esfriar o suficiente para colocar os pés, deixe-os de molho por 30 minutos e seque-os completamente em seguida. O procedimento pode ser repetido até duas vezes ao dia.
Bicarbonato de sódio com limão
O bicarbonato, facilmente encontrado em supermercados, tem ação notória na eliminação de bactérias e fungos, além de suavizar a textura dos pés. O limão, por outro lado, é um poderoso adstringente que, diminuindo a abertura dos poros, irá ajuda a conter a transpiração, além de ser dono de um aroma agradável.
Como fazer
Ingredientes
- ¼ de xícara de bicarbonato de sódio
- Suco de um limão
- 8 copos de água
Coloque o bicarbonato em uma bacia e cubra-o com 8 copos de água morna. Em seguida, adicione o suco de limão e mergulhe os pés. Deixe-os de molho por cerca de 20 minutos e depois seque-os completamente.