Dicas de segurança para ter um Carnaval tranquilo

Evento muito esperado pela maioria dos brasileiros, o Carnaval é uma festa que requer muitos cuidados com segurança. Niv Yossef, especialista em segurança e gerente de projetos do GRUPO GR, dá dicas para evitar surpresas desagradáveis durante os dias de folia.

Leia também

Carnaval 2014: 10 músicas que vão bombar 

Como queimar calorias no Carnaval 

Manual de sobrevivência do Carnaval inclui cuidados contra alergias e pisões 

Com as crianças

O ideal é que a criança sempre carregue algum tipo de identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa, para facilitar a localização dos pais ou responsáveis. Ensine a criança a reconhecer e buscar ajudar com policiais sempre que ela se sentir perdida ou assustada. Segundo o especialista, também é importante orientar as crianças a nunca acompanhem estranhos ou aceitem bebidas e guloseimas de desconhecidos.

Caixas eletrônicos

Na hora de sacar dinheiro é preciso ter discrição / Crédito: Thinkstock

Durante o Carnaval, é muito comum a prática de sacar dinheiro em caixas eletrônicos. “Para ter mais segurança, a dica é evitar fazer saque à noite e optar por caixas eletrônicos localizados em shoppings e dentro de agências bancárias”, afirma Yossef.

O especialista aconselha a manter o corpo próximo à máquina para evitar que outras pessoas vejam qual foi o valor retirado. Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos e não guarde cartão e senha no mesmo lugar. Aliás, evite ao máximo andar com a senha anotada.

Carro

Incidentes com o carro pode acontecer a todo o momento, inclusive durante a viagem de Carnaval. Segundo o especialista em segurança, se um dos pneus esvaziar, o mais indicado é procurar um lugar seguro para efetuar a troca. Principalmente durante a madrugada, a dica é evitar deixar o carro estacionado na rua e sempre trancar o veículo mesmo que apenas por alguns minutos. Evite deixar no veículo bolsas e objetos eletrônicos como mp3 e celulares, porque eles costumam chamar atenção dos bandidos.