Houve um tempo em que ter os dois dentes da frente separados era motivo de brincadeiras e piadas entre amigos. Mas agora essa distância entre os dentes, chamada de diastema, é moda. “É uma questão cultural. Na França eles são considerados ‘dentes da sorte, já na cultura africana, representam beleza e fertilidade, e na cultura ocidental estão associados à sensualidade e jovialidade”, explica o dentista Mário Groisman, membro da Associação Brasileira de Odontologia.
Leia também:
Refrigerante é tão perigoso para os dentes quanto as drogas, diz estudo
Diferente das pastas, adesivos funcionam para clarear os dentes
Sensibilidade nos dentes: causas e prevenção
O que é o diastema
Modelo Lindsay Wixson faz sucesso com seus dentes separados
O estilo “sorriso com janelinha” foi popularizado por algumas famosas que têm os dentes separados, como Lara Stone, Anna Paquin, Madonna, Lindsay Wixson e Georgia Jagger. Mas o dentista esclarece que nem todo diastema pode permanecer aberto, pois, em alguns casos, pode facilitar traumas na gengiva e desestabilizar o alinhamento dos dentes. “Cerca de 77% das crianças apresentam separação entre os dentes de leite e esse número cai para 7% na vida adulta. Entre os motivos que levam ao desenvolvimento do diastema permanente estão a hereditariedade, a diferença entre o tamanho do osso da boca e o tamanho dos dentes e o excesso de freio labial”, explica.
Tratamento do diastema
Se você faz parte do grupo que tem diastema, gostando ou não do seu sorriso, deve procurar um especialista, que irá indicar o que deve ser feito em cada caso. O tratamento pode ser ortodôntico, com o uso de aparelho, ou uma restauração.