A diabetes, caracterizada pela má absorção ou falta de insulina no organismo, precisa ser constantemente monitorada para ocorrer a absorção adequada de glicose. Com o auxílio da insulina e uma alimentação equilibrada, o nível de açúcar no sangue fica estável, evitando as complicações da doença.
Leia também:
Diabético pode comer tapioca?
Diabetes: o que pode comer ou não
Farinha de banana verde contra diabetes
A mandioca é uma raíz que, quando ingerida, transforma o seu amido em açúcar no organismo. Tem uma carga glicêmica considerável, mas ainda é mais recomendada do que outros alimentos que contém amido.
É preciso dosar o prato para que não ocorra um exagero: se for comer arroz e mandioca, é preciso diminuir consideravelmente a quantidade de um dos alimentos.
Como consumir
1 g do alimento fornece 10% da dose diária recomendada de Vitamina C e leva outros nutrientes em uma carga menor, como o cálcio e o ferro. O ideal é comer em pouca quantidade para evitar um aumento rápido do nível de glicose no sangue. Se for comparada com a batata branca, o índice glicêmico da mandioca é quase metade: é uma alternativa mais saudável para consumir nas refeições.