Detectar sintomas de doenças pela cor da urina

por | out 8, 2011 | Saúde

Pode-se detectar sintomas de doenças pela cor da urina, sendo possível identificar em certos casos se o seu corpo necessita de cuidados de saúde. Para isso basta entender que coloração amarela ocorre graças a uma substância denominada bilirrubina, e que se está saudável, a tonalidade é “amarelo chá”. Alterações na cor indicam que essa substância está sofrendo algum tipo de interferência em seu metabolismo.

Uma urina com o amarelo muito escuro pode indicar, por exemplo, que o corpo foi atacado pela icterícia, onde os níveis de bilirrubina ficam muito elevados, ultrapassando, e muito, seu normal.

Os demais sintomas da icterícia incluem amarelamento da pele, e dos olhos, e a urina chega mesmo a ficar quase marrom, de tão escura. Caso você beba muita água, provalvelmente, a cor voltará ao usual, portanto, para saber se é momento de buscar ajuda médica profissional para tratar esta condição, o melhor é verificar a coloração dos olhos.

É importante saber que a tonalidade amarela no branco do olho também é constatada se a pessoa já estiver numa idade mais avançada, e a beber suplementos de Vitaminas do Complexo B com muita frequência.

O aumento da substância que dá a cor à urina pode ter origem, também, na disfunção hepática. Essa disfunção pode acontecer pela hepatite, por fígado gorduroso, câncer, e cirrose hepática, entre outros. A obstrução do duto biliar pode ser outra causa (tumor ou pedra).

Mas neste contexto, a hepatite, que é uma inflamação do fígado, pode ser considerada a razão mais comum. Esta inflamação pode ocorrer pelo uso abusivo de álcool e drogas, ou por infecção viral. Independente da razão, se houver diminuição da função hepática, ocorre a icterícia.

Quando a função do fígado está prejudicada, os sintomas são náusea, dor na boca do estômago, fraqueza, letargia, vômitos, pouco apetite, e às vezes, febre. Havendo dúvida, o melhor sempre será buscar orientação profissional.