Dependendo da idade da 1ª menstruação, risco de AVC pode dobrar em mulheres

Como os sintomas nem sempre são óbvios, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das principais causas de óbitos no Brasil e a principal condição que deixa as pessoas incapazes em todo o mundo todo. Entre as mulheres, os riscos podem ser quase dobrados, dependendo da idade em que tiveram a primeira menstruação.

Qual a relação entre AVC e a primeira menstruação

Entre os anos de 1998 e 2010, pesquisadores japoneses acompanharam um grupo de 1.412 mulheres pós-menopausa e rastrearam as idades da primeira menstruação e término do ciclo, avaliaram peso, altura, doenças cardíacas, hipertensão, se e quando tiveram um acidente vascular cerebral.

Shutterstock

O estudo sobre saúde feminina encontrou uma associação significativa entre risco de AVC e puberdade precoce. Mulheres que tiveram a primeira menstruação aos 13 anos de idade ou mais jovens têm até 1,8 vezes mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral.

De acordo com o trabalho científico, a menarca antes dos 13 faz com que as meninas tenham um fluxo sanguíneo reduzido no corpo, uma causa comum de AVC. Foi descoberto ainda que mulheres que pararam de menstruar aos 45 anos ou mais jovens eram mais propensas a sofrer enfarte cerebral, uma restrição de sangue e oxigênio para o cérebro.

Saúde do coração