Mais comum em períodos do ano com meses chuvosos, a dengue pode afetar todas as faixas etárias, mas pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver uma forma grave da doença, além de complicações que podem levar à morte.
Dengue
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da dengue é um arbovírus, ou seja, é um tipo transmitido por picadas de insetos e, neste caso, o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.
Por isso é sempre importante manter a higiene e evitar água parada, pois os ovos do mosquito que transmite a dengue podem sobreviver por um ano até encontrar boas condições para se desenvolver.
Existem quatro tipos de vírus de dengue: sorotipos 1, 2, 3 e 4. Cada indivíduo pode ter os quatro sorotipos, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.
Sintomas iniciais da dengue
A infecção por dengue pode ser assintomática ou ser caracterizada por sintomas leves ou graves. Entre os sinais comuns de dengue estão:
- Febre alta (acima de 38.5ºC)
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
Em alguns casos, alguns sintomas de dengue podem ser mais alarmantes. Portanto, procure um médico o quanto antes se apresentar sinais como:
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
- Sangramento de mucosa ou outra hemorragia
Como saber se é dengue
Além da avaliação dos sintomas por um médico, o diagnóstico de dengue pode ser confirmado com exames de sorologia, de biologia molecular, de isolamento viral ou mesmo com teste rápido, usado em postos de saúde para triagem.
Tratamento da dengue
Não existe um tratamento específico para a dengue e a assistência ao paciente é feita, basicamente, com objetivo de aliviar os sintomas, com medicamentos antitérmicos, por exemplo. Paciente ainda é orientado a fazer repouso e ingerir bastante líquido. Em alguns casos, a hidratação pode ser por via intravenosa, com uso de soro.
Dengue hemorrágica
Assim como a dengue comum, a hemorrágica também não possui um tratamento único e específico. As recomendações são as mesmas: uso de remédios para combater os sintomas e evitar a desidratação.
Dengue, chikungunya e zika
- Como sei se estou com dengue, chikungunya ou zika? Diferencie os sintomas
- Chikungunya já mata mais que dengue e zika juntos, diz pesquisa
- Chikungunya, dengue e zika podem não dar sintoma, mas causar sérios danos