Declarações de Ana Furtado sobre câncer são inspiradoras e todos deveriam ler

por | set 7, 2018 | Saúde

https://www.instagram.com/p/BhbsszwAFOT/?taken-by=aanafurtado

Em março de 2018 a apresentadora Ana Furtado foi surpreendida por um diagnóstico de câncer de mama. Desde então, demonstra uma lucidez inspiradora quando fala da doença e do modo sua luta foi travada.

Tanto em suas redes, como em entrevistas à programas de televisão, a apresentadora assume uma postura positiva em relação a essa jornada que para muitos soa como uma interrupção da vida, um vazio repentino. A dificuldade e o desânimo existem mas, segundo ela, não podem resumir a história toda. É importante encontrar motivos para seguir em frente e se apoiar neles para superar os obstáculos físicos e emocionais que essa doença impõe.

Posturas inspiradoras de Ana Furtado frente ao câncer

Força para seguir

As atitudes que Ana assume frente ao câncer de mama não fazem bem somente à ela, mas também a outras mulheres que estão enfrentando a mesma doença. Em suas redes sociais, a apresentadora faz questão de mostrar como está a todo vapor na área profissional, pessoal e no tratamento e que não irá se curvar diante do diagnóstico. Em meio à própria luta, ela tem demonstrado fé de sobra para continuar motivada e ainda estimular outros que possam estar precisando de apoio.

https://www.instagram.com/p/BjxDGk5H9wn/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_loading_state_control

“Em relação ao câncer, nada é fácil. Cabe a nós voltarmos nossa energia para a cura, para o nosso bem-estar, tanto físico quanto mental. A saúde é prioridade. Depois do meu diagnóstico, optei por me resignar, sem sucumbir. Decidi que não sou apenas uma paciente: tenho minha identidade, individualidade, minha força e vontade de viver e preciso que elas sejam meus guias nessa jornada. Estou presente e ciente de cada decisão dos meus médicos. E isso tem sido fundamental pra mim. Me sinto no controle em direção à minha cura. Isso me fortalece e me dá a certeza de que cada escolha, cada decisão é assertiva”, diz um trecho de uma das publicações de Ana Furtado.

Foco no trabalho

https://www.instagram.com/p/BjsHKC2nBSm/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_loading_state_control

Desde que revelou a doença, Ana já apresentou o programa “Encontro com Fátima Bernardes” ao vivo – e com o mesmo entusiasmo de sempre -, fez trabalho como modelo fotográfica e anfitriã do evento “Brazilian Day New York”. Inclusive, ao substituir Fátima Bernardes, Ana aproveitou para mandar uma mensagem carinhosa sobre o apoio que tem recebido.

“Eu quero aproveitar e agradecer todo o carinho que recebi ao longo dessa semana. Vocês não têm ideia do quanto esse amor, esse carinho todo que recebi, como me faz mais forte ainda para seguir adiante em busca da minha cura”.

Mudanças de hábitos

https://www.instagram.com/p/Bm1e0zUAIqv/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_loading_state_control

Durante o período entre quimioterapias, a apresentadora vivenciou uma mudança significativa na alimentação. A dieta – feita por indicação médica – restringia o consumo de muitos alimentos que faziam parte da sua rotina, como o café, ainda assim a apresentadora acolheu a mudança e dividiu os novos hábitos e ajustes alimentares com seus fãs de um jeito bastante informativo e otimista.

Importância do Autoexame

https://www.instagram.com/p/BjSP-GYg5hk/?taken-by=aanafurtado

A apresentadora fez um vídeo anunciando o diagnóstico e chamando a atenção para um hábito muito importante para a identificação precoce do câncer: o autoexame. Na publicação, a Ana afirmou que estar sempre atenta à saúde foi fundamental, pois descobriu seu tumor em um estágio inicial e pôde então iniciar rapidamente o tratamento.

No vídeo ela ainda abre seu coração e não maquia a surpresa que foi receber o diagnóstico, mas que ela tentou de todas as formas encontrar sua cura. Ela deixa ainda um recado comovente. “O que eu quero dizer para vocês é que eu já me operei, já tirei o meu tumor, agora preciso fazer todo o processo de tratamento pós-cirúrgico, que inclui a químioterapia, e quero dizer que eu estou com muita fé, muita esperança, e tenho muita coragem pra seguir adiante”

Concretizando a viagem

https://www.instagram.com/p/BlDauXwAf8F/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_loading_state_control

Ana Furtado seguiu compartilhando em suas redes sociais cada passo importante na luta contra o câncer. Um dos mais recente deles foi conseguir concretizar uma viagem em família, marcada meses antes da descoberta da doença. Apesar de alguns cuidados necessários, pessoas em tratamento contra o câncer, como Ana Furtado, podem, na maioria das vezes, viajar. Seguindo, é claro, alguns cuidados básicos.

“Programamos uma viagem em novembro de 2017 e quando recebi o meu diagnóstico, em março de 2018, ela se tornou uma dúvida… ‘Será que ela vai conseguir? Vamos cancelar?’. Em nenhum momento duvidei de que estaria aqui”, compartilhou a apresentadora em suas redes sociais.

Sintomas e sinais do câncer de mama