A luz é vida, e de fato, nenhum organismo vivo pode existir sem luz. Somente na presença de luz as plantas podem realizar a fotossíntese e o corpo humano pode sintetizar a vitamina D. Ergo, a luz é fonte de vida.
De fato são vários os problemas que podem tratar-se cm esta terapia de luz, entre eles e no topo da lista, a depressão. Em especial essa depressão que aparece nos dias nublados ou mesmo no inverno, quando o sol está coberto pelas nuvens e as chuvas tomam conta de tudo.
Expondo-nos à luz podemos recuperar a energia que está nos faltando, e isso também pode ser feito por meio do uso de lâmpadas especiais para usar neste tratamento.
Está recomendado para realizar-se pelas manhãs, durante uns minutos, mas a exposição total de luz em um dia inteiro deve chagar à seis horas.
Uma dose de luz adequada calcula-se medindo a intensidade e o tempo de exposição, e com ela você poderá melhorar notavelmente seu estado de ânimo, experimentando um aumento nos seus níveis de energia e ganhando vontade de sair do seu estado depressivo.
Agora só mais uma coisa, a exposição não deve realizar-se antes de ir dormir, pois já está comprovado que pode causar insônia.