Cura para a calvície? Novo estudo descobre que chave pode estar no controle de uma proteína

A prevenção e a cura da calvície podem estar em uma única substância química presente no nosso próprio organismo. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a atividade da proteína fator de transformação do crescimento beta (TGF-beta) nos folículos capilares pode ser a solução para o problema da queda de cabelo.

Descoberta pode ajudar a prevenir e acabar com a calvície

Calvície
Ildar Abulkhanov/Istock

Publicado no periódico Biophysical Journal, o trabalho científico descobriu através de sequenciamento genético que a proteína TGF-beta controla o processo pelo qual as células nos folículos capilares se dividem e formam novas células ou deixam de funcionar – o que resulta na queda dos fios. Ao estudar os folículos capilares (uma fonte de células-tronco), a pesquisa também mergulha na medicina regenerativa e propõe um modelo para acelerar a cicatrização de feridas.

“O TGF-beta tem dois papéis opostos. Ajuda a ativar algumas células do folículo piloso para produzir uma nova vida e, mais tarde, ajuda a orquestrar a apoptose, o processo de morte celular”, disse em comunicado Qixuan Wang, um dos autores do estudo.

Homem calvo
PippiLongstocking/Istock

O poder do TGF-beta depende de sua intensidade: muito do produto químico provoca morte da célula, fazendo com que o cabelo caia. Ao mesmo tempo, doses menores permitem que a célula cresça e se divida.

De acordo com os pesquisadores, ser capaz de controlar com precisão os níveis de TGF-beta e entender como a substância química interage com genes específicos pode ser a chave para promover o estímulo do crescimento do cabelo.

Ciência e saúde