Intuitivamente relacionada a faixas etárias mais avançadas, o câncer está cada vez mais frequente em pessoas jovens. De acordo com um estudo baseado em análises de incidência e mortalidade pela doença por faixa etária, sexo e etnia, o cãncer passou, entre 2007 e 2016, a afetar números crescentes de adolescentes e jovens adultos – algo que aparece em todas as faixas etárias destes grupos.
Câncer entre adolescentes e adultos jovens
Segundo o estudo, realizado pela Sociedade Americana do Câncer (American Cancer Society), a incidência geral de câncer em jovens e adolescentes aumentou no período de 2007 e 2016, e isso se deve, em grande parte, a um tipo da doença: o tumor na tireóide. Quando se trata deste câncer, os índices aumentaram cerca de 3% anualmente em pessoas entre os 20 e 39 anos, e 4% entre pessoas dos 15 aos 19.
Além disso, casos de cânceres relacionados à obesidade também aumentaram na maioria das faixas etárias. É o caso, por exemplo, do câncer no rim (aumento anual de 3%), no corpo uterino (aumento anual de 3% na faixa dos 20 aos 39 anos) e colorretal (de 0,9% a 1,5% anualmente no grupo dos 20 aos 39).
Apesar dos casos terem aumentado progressivamente, porém, o estudo notou algo positivo: em todas as faixas etárias e sexos, a incidência de mortalidade por câncer diminuiu 1% ao ano de 2008 a 2017, exceto pelo grupo de mulheres entre 30 e 39 anos, cujas taxas permaneceram estáveis, refletindo o aumento de casos de câncer de colo e corpo uterino.