Remover os pelos corretamente é um dos primeiros passos para manter a pele lista e hidratada. Visto que as lâminas de barbear podem danificar a epiderme e promover um efeito de curta duração, a depilação com cera pode ser uma boa opção para quem deseja obter resultados prolongados. A combinação de alguns alimentos pode produzir um creme depilatório natural que, além de remover pelos indesejáveis, ajuda a fortalecer a pele.
Leia também:
Remédios caseiros para pelo encravado
Receita caseira para remover pelos do rosto
Diferentes tipos de depilação
Como fazer cera de depilação natural
O suco de limão e o mel, juntos, foram um comporto poderoso para remover os pelos. Isso porque eles produzem uma cera eficiente que também hidrata o tecido.
O que você irá precisar:
- 1 copo de açúcar (250ml)
- ½ xícara de chá de suco de limão
- 1 copo de mel (250 ml)
- Folhas neutras para depilação
Modo de preparo
Derreta o açúcar em fogo médio até que ele forme uma cala de caramelo escura. Acrescente o suco de limão e mel e mexa até que a mistura derreta e fique uniforme. Desligue o fogo e espere alguns minutos para a massa esfriar. Para conservá-la, guarde em um recipiente de vidro com tampa.
Como aplicar
Para que a cera grude melhor passe um pouco amido de milho em pó para que ele absorva a umidade e oleosidade. Aplique a cera com uma espátula, movimentando-a no sentido de crescimento do pelo. Mantenha a pele esticada, aplique a folha e espere alguns segundos. Na hora de retirá-la, puxe-a firmemente no sentido contrário ao do crescimento dos pelos.
Vale lembrar que, assim como todo produto que contém limão em sua fórmula, é importante lavar bem a área após o procedimento e evitar tomar sol nas horas seguintes para não correr o risco de manchar a pele.
Para evitar irritações, não exagere na quantidade do produto e não o aplique sobre feridas, arranhões e cicatrizes.