Covid-19 causa perda cognitiva equivalente a envelhecimento de 20 anos, diz estudo

por | maio 18, 2022 | Saúde

Entre os já conhecidos efeitos neurológicos causados pela Covid-19 estão perda de memória, dificuldade de concentração, fadiga mental, estresse e ansiedade. Mas as sequelas da doença no cérebro podem ser ainda maiores, segundo um recente estudo da Universidade de Cambridge e do Imperial College de Londres.

Os pesquisadores descobriram que a perda cognitiva que pode ocorrer de seis a dez meses após a alta hospitalar por Covid é semelhante a de um envelhecimento natural de 20 anos, com diminuição de dez pontos de QI (quociente de inteligência).

Efeitos da Covid-19 no cérebro
Design Cells/Istock

O trabalho científico, publicado no dia 28 de abril na revista Lancet, mostrou que a gravidade da perda cognitiva e dos sintomas neurológicos está ligada ao quadro mais severo de Covid, durante o período de internação.

Perda gradual de capacidade cognitiva pós-Covid

Para calcular o impacto cognitivo pós-Covid, os cientistas realizaram testes neurológicos em 46 pacientes que tiveram alta hospitalar após uma infecção pelo vírus, avaliados de seis a dez meses depois da infecção aguda.

Para o grupo de controle e efeitos de comparação, os pesquisadores ainda analisaram 460 pessoas com as mesmas características (gênero, idade e condição socioeconômica), mas que não haviam sido hospitalizadas com Covid.

Vírus no cérebro humano
Mohammed Haneefa Nizamudeen/Istock

De acordo com o estudo, as principais diferenças observadas foram na demora para responder perguntas, maior esquecimento de palavras ou frases e menor noção espaço-temporal nos pacientes analisados que tiveram sequelas de Covid em relação aos indivíduos que não foram infectados.

SARS-CoV-2
Inok/Istock

Comparando os dados com 28 pacientes diagnosticados com demência, os cientistas descobriram ainda que os danos cognitivos nos pacientes mais graves seriam semelhantes aos dos pacientes que sofrem com alguma doença degenerativa, indicando perda gradual de capacidade cognitiva pós-Covid.

Segundo os estudiosos, a recuperação pode ser possível, mas de forma lenta e gradual. Porém, “é bem provável que algumas dessas pessoas nunca se recuperem totalmente”, afirmou em comunicado David Menon, um dos autores da pesquisa.

Existem vários fatores que podem causar os déficits cognitivos em pacientes pós-Covid. A infecção viral direta é possível, mas é improvável que seja uma causa importante, apontam os cientistas.

Cérebro e Covid-19
DonkeyWorx/Istock

É mais provável que uma combinação de fatores contribua para os danos, incluindo suprimento inadequado de oxigênio ou sangue para o cérebro, bloqueio de vasos sanguíneos devido à coagulação e sangramentos microscópicos. No entanto, evidências sugerem que o mecanismo mais significativo seria o dano causado pela própria resposta inflamatória do corpo e pelo sistema imunológico.

Covid-19