Couve, castanha e mais 4 alimentos naturais podem fazer muito mal para saúde

por | abr 12, 2019 | Saúde

Existem alguns ingredientes naturais que têm sim inúmeros benefícios para a saúde, mas se forem consumidos de maneira errada, em excesso ou por indivíduos com problemas específicos de saúde, podem causar efeito contrário no organismo.

Alguns deles, como o espinafre, castanhas e a carambola, você nem imaginava que poderiam fazer mal. Outros como a couve, maçã e amêndoas também entram na lista de alimentos que devem ser consumidos com moderação.

Alimentos naturais que podem prejudicar o organismo

Conheça seis alimentos naturais que podem alterar o bom funcionamento do organismo e saiba a maneira certa de preparar (e consumir) estes ingredientes para aproveitar somente os benefícios de cada um:

iStock

1. Couve

Assim como o espinafre, a couve é uma folha que deve ser consumida preferencialmente cozida. Ela é rica em fibras, ajuda a regular a pressão arterial e a controlar o colesterol.

Mas, quando ingerida crua e em excesso, como nos sucos, por exemplo, pode prejudicar o funcionamento da tireoide por conter substâncias que atrapalham a absorção de iodo. Quem não abre mão do suco verde deve consumir no máximo cinco folhas por dia.

2. Espinafre

Lembra do personagem Popeye, que ficava forte após comer uma lata de espinafre? É bem provável que as folhas consumidas por ele já estivessem cozidas. Quando cruas, elas apresentam níveis muito altos de ácido oxálico e ácido fítico.

Em excesso, estas substâncias podem causar problemas renais e até inflamação no intestino, por inibirem a absorção de cálcio e ferro pelo organismo. Se você gosta de comer espinafre cru, limite-se a uma porção por semana.

ShutterStock

3. Amêndoa

O cianeto é um famoso veneno retratado nas histórias de assassinato da escritora Agatha Christie e utilizado nas câmaras de gás do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

O que você não imaginava é que ele está presente nas amêndoas, aquelas sementes crocantes que ficam deliciosas em um bolo de chocolate. Mas calma: as amêndoas que você consome já vêm torradas, o que elimina a presença desta substância que pode atacar a tireoide e o sistema nervoso central.

ShutterStock

4. Maçã

Assim como as amêndoas, as sementes de maçã também contêm pequenas quantidades de cianeto. Dificilmente será possível envenenar alguém com elas. Mas o seu consumo contínuo pode danificar o organismo aos poucos. Por isso, quando fizer um suco de maçã no liquidificador, lembre-se de retirar todas as sementes.

5. Carambola

Lembra do ácido oxálico, que está presente no espinafre e pode fazer mal para os rins? Ele também faz parte da composição da carambola, uma fruta deliciosa, refrescante e rica em vitamina C. Mas que não deve ser consumida em excesso, pois pode causar cálculos renais.

E para quem já tem problemas nos rins, ela é ainda mais perigosa. A carambola possui uma neurotoxina que, se não for filtrada e eliminada pela urina, pode levar a uma grave intoxicação, afetando o sistema nervoso com convulsões e confusão mental.

ShutterStock

6. Castanhas

Oleaginosas como a castanha-do-Pará e a castanha de caju são ricas em antioxidantes e frequentemente recomendadas nas dietas para emagrecer. Mas não devem ser consumidas em grandes quantidades – especialmente a castanha-do-Pará.

Seu alto teor de selênio pode causar uma overdose cujos sintomas incluem náuseas, perda de cabelo e até danos ao sistema nervoso. Já a castanha de caju deve ser de procedência confiável, pois também tem cianeto em sua composição e precisa ser corretamente torrada e processada antes do consumo.

Cuidados com a alimentação