O consumo regular de verduras e legumes sempre foi associado por médicos a uma boa saúde e diversos estudos apontam que alimentos do gênero podem, inclusive, prevenir doenças graves, como o câncer.
Os motivos exatos pelos quais os vegetais seriam benéficos, no entanto, sempre foram imprecisos. Mas um recente estudo foi capaz de descobrir como opções como repolho, brócolis e couve podem, de fato, reduzir o risco de câncer no intestino.
Por que vegetais ajudam a prevenir câncer
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Francis Crick Institute, de Londres, substâncias químicas anticancerígenas são produzidas no organismo quando digerimos legumes e verduras desta categoria.
Análises feitas com ratos de laboratório mostraram que substâncias químicas presentes em vegetais crucíferos são fundamentais para evitar inflamação e câncer no intestino no processo de regeneração natural do revestimento do órgão.
Os cientistas investigaram uma substância específica, chamada Indol-3-Carbinol (I3C), que é produzida a partir da mastigação dos vegetais, e descobriram que ela é modificada pelo ácido gástrico e ajuda na proteção contra o câncer.
O próximo passo dos pesquisadores é avançar nos estudos e tentar descobrir se as moléculas de vegetas como couve, brócolis e repolho também têm efeito semelhante no organismo de seres humanos.
Câncer: prevenção e tratamentos
- Ferida no colo do útero: tudo sobre a lesão que pode evoluir para câncer
- Há 3 fatores que aumentam risco de câncer de intestino (e como evitar)
- Crescer em ambiente limpo demais pode causar leucemia em crianças