Corrimento branco é normal? Quando essa secreção merece atenção?

Saiba perceber os sinais de que seu corpo não está saudável e precisa de avaliação médica

Embora muitas vezes seja um tabu, analisar a secreção vaginal é muito importante para garantir que seu organismo está saudável. No entanto, quando o assunto é corrimento branco, há uma certa confusão.

Mais comum, ele pode não significar nada de anormal. Ainda assim, alguns detalhes merecem atenção e podem apontar para a necessidade de procurar um médico.

Quando o corrimento branco pode não estar normal?

Corrimento branco
(Crédito: freepik/freepik)

O corrimento branco é um tipo de secreção vaginal comum, que faz parte do funcionamento natural do corpo feminino. Ele tem a função, por exemplo, de manter a vagina limpa e lubrificada, além de ajudar a prevenir infecções. Sendo assim, além de normal, ele é esperado.

Durante o ciclo menstrual, aliás, é comum que a textura e a cor do corrimento variem. Em alguns dias, ele pode parecer mais espesso e branco; em outros, mais elástico e transparente, como durante o período fértil.

No entanto, alguns pontos merecem atenção e despertam preocupação. Coceira, cheiro forte e ardência, mesmo quando o corrimento é branco, devem ser investigados. Além disso, há infecções em que o corrimento fica parecendo coalhado. Vermelhidão, inchaço e dor na vulva também não são sintomas comuns e merecem atenção.

Saúde feminina