Um mapa online desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostra o avanço do coronavírus pelo mundo em tempo real e permite que as populações se mantenham atualizadas sobre os números de casos e países atingidos pela doença.
Mapa mostra avanço do coronavírus em tempo real
Controlado pelo Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade, o painel de monitoramento do 2019-nCoV (acesse aqui) atualiza as informações com base nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China e dos Estados Unidos, Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) e da rede social da comunidade médica chinesa Dingxiangyuan.
No mapa, é possível saber o número de casos confirmados ao todo e por país, mortes, pacientes curados e países atingidos pela nova cepa do coronavírus descoberta em dezembro de 2019 e que vem alarmando o mundo.
A ideia, segundo a professora Lauren Gardner, uma das responsáveis pelo projeto, é dar à população a real compreensão sobre o atual estado da contaminação do novo coronavírus em escala mundial com total transparência.
Transmissão do coronavírus: cuidados
Em 31 de dezembro de 2019, a OMS tomou conhecimento de um surto de pneumonia de causa desconhecida que estava atingindo moradores da cidade de Wuhan, na China. Logo, foi identificado que o causador da doença se tratava de uma nova cepa do coronavírus – família de vírus responsável por doenças como as síndromes respiratórias agudas graves SARS e MERS -, nomeada 2019-nCoV.
A Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) já confirmou que o vírus pode ser transmitido de humano para humano. Porém, suspeita-se que a origem da doença tenha acontecido após infecção de animal para humano, em um mercado de frutos do mar em Wuhan, que foi fechado.
A OMS indica as seguintes medidas para reduzir o risco de exposição e transmissão do vírus:
- Higienize as mãos com álcool, sabão e água regularmente;
- Mantenha-se a um metro de distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando;
- Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
- Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com a parte interna do cotovelo ou use um lenço – e fazer uma higienização imediatamente, assim como jogar o material fora;
- Evite contato com pessoas com doenças respiratórias;
- Se tiver febre, tosse ou dificuldade de respirar, procure um médico imediatamente e divida com ele o histórico de viagem.