Dispositivo intravaginal, o copo menstrual é feito de silicone cirúrgico, sendo portanto hipoalérgico, mais higiênico e seguro para as mulheres. Esse método pode durar até 10 anos e é fácil de introduzir, ficando em um nível menos invasivo do que o absorvente interno. Ao contrário dos outros absorventes, ele coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo, não alterando o pH vaginal e evitando os odores muitas vezes comuns dos absorventes.
Leia também:
Cirurgia íntima é simples e apresenta bons resultados, explica médico
Ginecologista responde as dúvidas mais comuns dos consultórios
Fazer sexo menstruada aumenta chances de contaminações, alerta médico
Segundo a ginecologista Dra. Andréa Scherer de Sá, o copo menstrual coleta fluídos ao invés de absorvê-los, por isso ele não possibilita a ploriferação de bactérias no organismo da mulher. “Sendo assim, a chance de uma infecção urinária originada pelo uso do copo menstrual é muito baixa. Além disso, devido à posição do copo ser afastado da vulva, impede que haja um contato maior do sangue com o ar ambiente, tendo odor menos ruim quando comparado aos tampões”, diz a Dra. Andréa.
A ginecologista esclarece as principais dúvidas das mulheres em relação ao novo método, uma opção para quem tem alergia ao absorvente comum ou ao interno. Acompanhe a entrevista a seguir:
Quanto tempo dura um copo menstrual se for higienizado corretamente?
Os copos menstruais podem durar até 10 anos quando recebem cuidados adequados. Algumas marcas recomendam troca anual ou a cada 5 anos, outras o anunciam com validade indeterminada, embora em geral a troca seja definida pela usuária.
Como higienizar o copo menstrual?
A higienizacão deve ser feita com água e, se possível, sabão neutro. Alguns fabricantes possuem líquidos ou gel para higienização do copo, e também orientam que este pode ser higienizado com lenços umedecidos. Após o final do ciclo é prudente lavar como o habitual e posteriormente esterilizar em água fervente. Após feito isso, guardar em uma bolsa coletora que em geral acompanha o produto.
Ele pode ajudar a exercitar e fortalecer os músculos pélvicos? Por quê?
Após a sua correta colocação, o copo menstrual é mantido na sua posição dentro do canal vaginal pela ação de dois fatores: primeiro pelo vácuo criado entre a parede do dispositivo e a parede vaginal e, segundo pela ação da musculatura pélvica. Dessa forma podemos dizer que o uso do copo menstrual favorece o exercício da musculatura pélvica e a sua tonificação.
De quanto em quanto tempo eu preciso descartar o sangue do copo?
O conteúdo do copo menstrual deve ser descartado num intervalo de no máximo 12 horas de utilização, alguns fabricantes orientam a cada 8 horas. O intervalo de higienização varia conforme a quantidade de fluxo da mulher. Após a retirada do dispositivo, despejar o sangue coletado no vaso sanitário e proceder a higienização posterior. É prudente sempre lavar as mãos após o fim do processo.
O copo menstrual pode causar alergias?
Hoje em dia a maior parte dos copos menstruais comercializados são os feitos à base de silicone cirúrgico, que possui a característica de ser hipoalergênico. Devido a este fato a chance de desenvolver processo alérgico pelo uso do copo é baixa.
Ele vem em diferentes tamanhos. Como eu sei qual é o melhor tamanho para mim?
O copo menstrual possui dois tamanhos, os quais variam conforme o diâmetro do dispositivo. O menor possui em torno de 4,0 cm de diâmetro e o maior em torno de 4,3 cm de diâmetro, tendo ambos 7,2 cm de altura. O copo pequeno é mais indicado para mulheres abaixo de 25 a 30 anos de idade e para aquelas que não possuem filhos, sendo o maior mais indicado para mulheres acima de 25 a 30 anos ou que já possuam algum parto vaginal anterior.