Por mais que as consultas com o ginecologista sejam algo corriqueiro para a maioria das mulheres desde a puberdade, muitas ainda possuem diversas dúvidas sobre o que perguntar ao médico, como se comportar ou o que esperar do profissional.
Pode ir ao ginecologista menstruada?
Um dos questionamentos mais comuns é sobre visitar o especialista durante o ciclo menstrual. Afinal, é indicado ou não ir para a consulta com o ginecologista quando se está menstruada? De acordo com o ginecologista Gustavo de Paula Pereira, o ideal é marcar a visita ao consultório fora do período menstrual.

Mas ao contrário do que muitas mulheres pensam, a decisão não se baseia em uma suposta questão de higiene, já que o sangue da menstruação não é sujo. No entanto, a presença do sangramento pode impossibilitar a coleta de alguns exames. Além disso, o exame físico pode ser mais desconfortável, pois os órgãos genitais e as mamas estão mais sensíveis no período.
O melhor momento para ir ao ginecologista é, aproximadamente, entre o quinto e sétimo dia após a menstruação, quando o fluxo sanguíneo já parou e as mamas já não estão mais endurecidas, o que facilita o exame e a identificação de possíveis nódulos.
Cuidados com a região íntima
- Corrimento vaginal pode ser sintoma de DST: como identificar
- Como limpar a vagina: médico ensina o que seria único método correto
- 9 fatos sobre candidíase que você precisa saber para cuidar da sua vagina