Esposa do cantor Leonardo, Poliana Rocha precisou de atendimento médico por conta do inchaço no olho
A influenciadora Poliana Rocha usou o Instagram para dar bom dia para seus seguidores e, antes mesmo de alguém perguntar, ela já avisou que estava com uma irritação no olho.
“Ontem, eu cheguei em casa e fui organizar minhas maquiagens. Passei um lápis nesse olho [que está inchado], até pra testar, mas, depois, eu comecei a coçar muito. Não sei se tinha alguma coisa, se estava vencido, mas meu olho começou a irritar demais”, explicou. O diagnóstico foi de conjuntivite química.
O que é conjuntivite química?

A conjuntivite é a inflamação de uma membrana que recobre a parte branca do olho. Normalmente, ela é fina e transparente.
A irritação dessa membrana pode ocorrer pelo contato dos olhos com:
- vírus;
- bactéria;
- agente alergênico;
- substância química ou irritante;
- entre outros motivos.
No caso de Poliana, a conjuntivite química pode ter sido causada pelo uso de maquiagem. Cosméticos aplicados na região dos olhos ou até nos cabelos também podem causar reações.
Quando a conjuntivite é viral ou bacteriana, ela é transmissível. Já conjuntivite química não passa de uma pessoa para outra.
Sintomas da conjuntivite
- Irritação nos olhos;
- Olhos lacrimejando;
- Vermelhidão;
- Sensação de areia ou cisco nos olhos;
- Sensibilidade à luz;
- Pálpebras inchadas;
- Visão borrada;
- Secreção (nos casos viral e bacteriano).
Os sintomas podem durar de dias até 1 ou 2 semanas, dependendo do motivo da irritação, e podem atingir um ou os dois olhos.
Diagnóstico e tratamento são simples

O diagnóstico é feito a partir de avaliação de um oftalmologista. Pelos sintomas e histórico recente do paciente, um especialista já pode dizer o motivo da irritação, mas exames também costumam ser realizados.
O tratamento costuma ser feito com uso de colírio, mas sempre com prescrição médica, já que o medicamento muda de acordo com o que está causando a inflamação.
De qualquer forma, os primeiros cuidados a se tomar quando os olhos ficam irritados dessa forma são:
- não coçar os olhos;
- lavar as mãos com frequência;
- não compartilhar itens como maquiagem, toalhas, lençóis e fronhas com outras pessoas.
Este conteúdo foi feito com informações da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.