O fato provavelmente já aconteceu com você: prestes a dar uma mordida em um saboroso e recheado cachorro quente, alguém questiona se você tem ideia de como são feitas as salsichas. A partir daí, vários mitos já se espalharam sobre os “mistérios” da composição do embutido. Quer saber a verdade? Conheça fatos sobre a salsicha que você come – e que você precisa saber:
Leia também:
10 alimentos que incham sua perna: você come e eles te inflam instantaneamente
6 alimentos que você deveria CORTAR hoje mesmo se sofre de depressão
13 alimentos que as nutricionistas JAMAIS colocariam na boca
Sobras variadas de carnes, miúdos, tendões, pele, gordura são as bases da produção da salsicha. Nesta primeira etapa, os “restos” são congelados e cortados por máquinas em pedaços bem pequenos. Em seguida, as carnes passam por um aparelho que transforma a mistura em farelo e nela são adicionados sal, amido de milho, temperos e conservantes. Ou seja, a salsicha é composta por cerca de 55% de carne e 45% de outros ingredientes.
Depois de formada uma pasta, a salsicha passa pelo processo de embutimento, quando a mistura é usada para encher as tripas, naturais ou artificiais. Amarradas, as salsichas ficam cozinhando em uma estufa e resfriadas com uma ducha de água gelada para matar microrganismos que sobreviveram ao calor.
Em seguida, o embutido passa pelo processo de tingimento, mergulhado em uma espécie de tanque com um corante natural e tem a cor vermelha fixada com um banho de ácido fosfórico. O processo é finalizado quando a salsicha é embalada a vácuo, para garantir a conservação por um período maior. Confira no vídeo abaixo (em inglês) como é feita a salsicha, passo a passo: