Batidas ou lesões causam inchaço imediatamente, mas, na maioria dos casos, pata tratá-los não é preciso recorrer ao atendimento médico. Compressas quentes ou frias resolvem o problema de forma natural.
Leia também:
Como diminuir a dor muscular com gengibre
Vinagre para curar bursite e tosse
Benefícios da musculação
Compressa fria ou quente?
As compressas funcionam como analgésicos locais, porém, escolher a temperatura correta aumenta a eficácia do tratamento.
Compressa fria
Recomendada em até 48 horas após a lesão, a compressa com gelo ou fria é indicada em casos de quedas, pancadas ou lesões nas articulações, isto porque a baixa temperatura causa espasmos que contraem e diminuem o fluxo de sangue e de água, evitando hematomas e o inchaço.
Compressa quente
Já a compressa quente age ao contrário, dilatando os vasos e aumentando o fluxo sanguíneo, ação que contem o processo inflamatório e purifica a região, além de causar o relaxamento muscular. Em casos de lesões infeciosas com pus, como furúnculo ou terçol, ou dores musculares, opte pela compressa quente.
Compressa para dores musculares
Ingredientes:
- 1 pacote de sal;
- 1 meia de tecido grosso;
Como fazer:
Em uma panela, esquente o sal por 5 minutos. Coloque dentro da meia e de um nó. Coloque a bolsa de sal para compressa na região lesionada por 15 minutos. Repita o processo quantas vezes forem precisas.
A temperatura relaxa os músculos e, junto com o sal, age como anti-inflamatório local.