Componentes químicos do cigarro aumentam risco de fraturas

por | jun 30, 2016 | Saúde

Por conta de seus diversos componentes químicos como a nicotina, o hábito de fumar é um fator de risco para a osteoporose e pode antecipar o surgimento da doença. “Os componentes químicos do cigarro inibem a formação do tecido ósseo e o monóxido de carbono, principal substância do cigarro, reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio, o que reduz a densidade dos ossos, tornando-os mais frágeis”, explica o reumatologista e professor da Universidade Federal do Paraná, Sebastião Radominski.

No caso das mulheres, o fumo pode antecipar ainda mais o surgimento da doença. Estima-se que o cigarro age diretamente contra a produção de estrogênio, hormônio feminino responsável pela proteção e aumento da massa óssea nas mulheres, antecipando a perda de massa óssea que ocorre no período da menopausa.

Segundo o especialista não há um nível de segurança da quantidade de cigarros consumidos para o não desenvolvimento da osteoporose. Porém, no caso das mulheres, quanto mais cigarros forem consumidos, mais precoce a doença pode ser instalada por conta da ação nos ovários das substâncias liberadas pelo fumo.

Entretanto o alerta também vale para os homens, ou melhor, para todos os fumantes. Esses estão, sem dúvida, no grupo de pessoas com probabilidade de desenvolvimento da doença e pode até ser precoce, inclusive para os fumantes passivos. “O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro”, alerta.

Sobre a Campanha Firme e Forte

Lançada em 2011, o objetivo Campanha Firme e Forte Osteoporose é alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose, doença silenciosa, tão perigosa quanto à hipertensão e que já atinge 10 milhões de brasileiros. As ações estão programadas para acontecer até o fim de 2012, trazendo informações sobre a doença, ações de alerta para mudança de hábitos de vida e alimentares, além da prevenção.

É uma iniciativa inédita da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco). Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o link:  http://sejafirmeforte.com.br. Lá é possível encontrar informações, entrevistas e muitas dicas sobre o tema.