null: nullpx
refluxo-Tasaudavel

Como tratar refluxo gastroesofágico: remédio, cirurgia, mudança de hábitos e mais

Publicado 6 Jun 2019 – 06:00 AM EDT | Atualizado 6 Jun 2019 – 06:00 AM EDT
Compartilhar

O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo estomacal retorna ao esôfago após o início da digestão. No processo, o ácido da região é transportado para boca, causando gosto amargo, sensação de queimação, náusea, entre outros sintomas.

Refluxo

O que é

O refluxo gastroesofágico é caracterizado pelo retorno ao esôfago do ácido gástrico liberado no estômago para a digestão de alimentos. A condição provoca presença de acidez em órgãos que não são preparados para tal e, em casos graves, há riscos de complicações, que vão desde úlcera ou inflamação no esôfago até problemas nos dentes.

Obesidade, aumento da pressão intra-abdominal, ingestão de determinadas comidas e bebidas, além de realização de refeições volumosas, especialmente antes de deitar, são fatores de risco para quadros de refluxo gastroesofágico.

Refluxo laringofaríngeo

Existe também um outro tipo de refluxo que, menos comum, acontece na garganta e vez de afetar somente o esôfago: o chamado refluxo laringofaríngeo. Em ambos os casos, o sistema digestivo se mostra incapaz de impedir a subida do ácido estomacal.

No entanto, nos episódios de refluxo laringofaríngeo, esta secreção sobe e atravessa todo o esôfago, chegando na garganta e podendo afetar até mesmo os pulmões e o nariz. Os sintomas mais comuns da condição incluem: irritação, sensação de queimação e secura na garganta, rouquidão, pigarro e tosse crônica.

Sintomas

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns de refluxo gastroesofágico são:

  • Azia ou queimação
  • Dor torácica intensa
  • Tosse seca
  • Doenças pulmonares de repetição (pneumonias, bronquites e asma)

A condição ainda pode ser identificada por outros sinais, menos comuns, como: dor e irritação na garganta, pigarro e/ou rouquidão, rinite, sinusite, nariz congestionado, dor e/ou entupimento nos ouvidos, além de dor de dente e/ou cáries.

Tratamento para refluxo

O tratamento do refluxo pode ser clínico ou cirúrgico e ainda contar com medidas simples, como consumo de chás e adoção de bons hábitos alimentares, que aliviam os sintomas.

Remédios

O paciente que sofre de refluxo pode ser orientado pelo médico a fazer uso de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago e melhoram a motilidade do esôfago.

Cirurgia

A cirurgia para tratar refluxo pode ser realizada de maneira convencional ou por laparoscopia e está indicada nos casos de hérnia de hiato, para os pacientes que não respondem bem ao tratamento clinico ou quando é necessário confeccionar uma válvula antirrefluxo.

Hábitos alimentares

É importante não exagerar nas refeições e procurar comer a cada 2 ou 3 horas, em menores quantidades. Consumir líquidos enquanto come não é recomendável para quem convive com a condição.

A alimentação para quem sofre de refluxo deve ser rica em frutas, legumes, fibras e produtos integrais. A dieta ainda pode contar com carnes magras e leites e derivados, preferencialmente desnatados.

Pessoas que têm refluxo devem minimizar a ingestão de gordura, bebidas alcoólicas e gaseificadas, alimentos apimentados e ricos em cafeína, que favorecem o desconforto. Carboidratos simples, como massas e pão, também devem ser evitados, assim como frutas cítricas, que aumentam a sensação de queimação.

Chás e suco

Quem sofre de refluxo pode ainda consumir chá de alecrim e de espinheira santa antes das refeições. Segundo a nutricionista Fernanda Granja, as bebidas preparam o trato gastrointestinal para receber o alimento em um ambiente menos ácido. A profissional ainda indica o suco de endro (dill), que previne o desconforto gástrico.

Dormir do lado esquerdo

Dormir do lado esquerdo pode ser uma solução simples para combater o refluxo. Passar a noite com o corpo virado para o lado esquerdo é benéfico para a digestão e para pessoas que sofrem do problema.

De acordo com José Capalbo, médico e coordenador do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, o próprio formato do estômago explica por que essa posição do corpo favorece a digestão. O estômago tem sua grande curvatura à esquerda, de modo que a movimentação e acomodação do alimento ingerido fica favorável.

Sistema Stretta

O tratamento é novo e pode ser uma boa solução para combater o refluxo. Testado por pesquisadores brasileiros, o método visa combater o problema por meio da hipertrofia da musculatura do esôfago, tornado-a forte o suficiente para fechar e impedir o refluxo. A técnica já foi aprovada e está disponível no Brasil, mas atualmente é analisada e protocolizada pelos acadêmicos da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

O que você precisa saber sobre refluxo

Compartilhar
RELACIONADO:refluxo-Tasaudavel

Mais conteúdo de interesse