O bruxismo é caracterizado pelo hábito involuntário de ranger os dentes de cima contra os de baixo e que ocorre principalmente durante o sono, já que é o momento em que não temos controle sob a musculatura.
Bruxismo: causas e sintomas
Ansiedade e estresse são as causas mais comuns do bruxismo, mas a condição também pode ser resultado de um alinhamento anormal dos dentes, além de distúrbios de sono, como apneia, ou Parkinson.
O bruxismo geralmente é identificado por uma pessoa que dorme próxima do paciente, que nota o ranger dos dentes durante o sono, mas o problema também pode ser percebido através de sintomas como dores de cabeça e nos músculos da face, dor e estalos na mandíbula, além de dor e zumbido de ouvido.
Tratamento contra bruxismo

O bruxismo não tem cura, mas pode ser controlado com tratamentos que variam de acordo com as causas do problema. Conheça exemplos de métodos normalmente indicados para tratar o distúrbio:
- Placas dentárias que evitam o atrito entre os dentes podem ser indicadas e fabricadas sob medida por um dentista.
- Medicamentos e terapia para controlar e aliviar quadros de ansiedade e estresse.
- A prática de atividades físicas, que alivia estresse e ansiedade, também é recomendada para quem sofre de bruxismo.
- O bruxismo ainda pode ser tratado através de prática regular de meditação e técnicas de respiração que aliviam as tensões.
Se não for tratado, o quadro, além de dores constantes, pode deixar os dentes achatados, lascados, soltos e até mesmo quebrados. Pode ainda ocorrer desgaste do esmalte, aumento da sensibilidade dentária, alterações na gengiva e disfunções da mandíbula. Cuidados com a saúde bucal
- Erros ao escovar os dentes: o que detona gengiva, por que da sensibilidade e +
- Escovar os dentes depois de comer pode estar estragando seus dentes
- Com que frequência você deve trocar sua escova de dentes?