null: nullpx
corrimento-Tasaudavel

Como saber se seu corrimento é causado pelo estresse? 8 aspectos contam

Publicado 9 Jan 2019 – 04:00 AM EST | Atualizado 9 Jan 2019 – 04:00 AM EST
Reações
Compartilhar

O corrimento nada mais é do que uma secreção naturalmente produzida pelo corpo feminino e essencial para a saúde e higiene íntima da mulher. Entretanto, alguns fatores, como o aspecto da secreção, o cheiro e o contexto no qual ela surge, podem indicar a necessidade de um olhar mais cuidadoso para o corrimento.

Corrimento: quando não é normal?

A diferença entre o corrimento fisiológico e o anormal é que o segundo apresenta cheiro forte, cor e, às vezes, é acompanhado de dor. É o corrimento anormal que merece atenção redobrada da mulher, uma vez que está relacionado a infecções, inflamações e outras doenças genitais.

É importante ter em mente, contudo, que o corrimento em si não é uma doença, mas sim um sintoma de desequilíbrio no organismo, que pode ser desde proliferação anormal de bactérias até doenças sexualmente transmissíveis.

Causas do corrimento

Na maioria das situações, o corrimento aparece em resposta à alterações do equilíbrio da flora vaginal. Existem diversos fatores que podem impactar nesse desequilíbrio, que vão desde mal hábitos de higiene até agentes infecciosos, como candidíase e tricomoníase, problemas dermatológicos, alteração no pH vaginal, entre outros.

Mas existe um fator bastante comum no dia a dia das mulheres que também influencia no quadro: o estresse.

Estresse e corrimento vaginal

De acordo com a ginecologista integrativa Luciana Deister, o estresse pode ser um fator de impacto para que o corrimento apareça, uma vez que ele modifica os níveis de cortisol, adrenalina e noradrenalina no organismo, causando mudanças no pH, na microbiota e na imunidade da mulher.

Todos esses fatores, conforme a especialista, deixam o organismo mais vulnerável a infecções vaginais e corrimentos.

Fatores que causam estresse

Considerado um dos maiores males da vida moderna, o estresse é capaz de agir de modo a comprometer tanto a saúde física como mental de uma pessoa. São diversas as possíveis causas do estresse, entre elas, as mais comuns são:

  1. Ambientes muito competitivos
  2. Acúmulo de responsabilidades
  3. Falta de sono de qualidade
  4. Sedentarismo aliado a uma alimentação não saudável
  5. Auto-cobrança
  6. Ameaças constantes
  7. Ansiedade
  8. Baixa resistência à frustração

Corrimento e saúde íntima

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse