A retenção de líquido é um problema comum entre as mulheres, principalmente em algumas situações, como na TPM e no verão. Nos dias quentes, ocorre um aumento no volume dos vasos sanguíneos, processo que faz com que o corpo acumule mais líquido. O resultado é um incômodo inchaço que pode ser sentido nas pernas, pés, seios e barriga.
Leia também:
Alimentos que aumentam a gordura abdominal
Dor de cabeça: 17 alimentos e 4 nutrientes para eliminá-la de vez
Suco detox: 3 receitas potentes e fáceis
Para não ficar com o corpo pesado e manter o funcionamento normal do organismo, a nutricionista Patricia Vicentini, da Onodera Estética, dá algumas dicas de alimentos e hábitos para eliminar o excesso de água e dizer adeus ao inchaço.
Alimentos contra retenção de líquido e dicas

Pode parecer contraditório, mas a melhor forma de combater o inchaço é beber água. A hidratação ajuda a eliminar o líquido acumulado por meio da urina. Recomenda-se que a ingestão diária de água seja de 35 ml por quilo de massa corporal. Dessa forma, uma mulher de 60 kg deve tomar, em média, 2,1 litros de água por dia.

Invista em chás com com poder diurético, como o chá amarelo e o chá verde. Eles são remédios naturais contra a retenção de líquido e podem ser consumidos de forma intercalada com a água.

No dia seguinte a algumas algumas cervejas ou taças de vinho, é comum sentir sentir a barriga inchada e fazer menos xixi. Isso porque o álcool é um dos maiores causadores de retenção de líquido. Se não puder evitar, consuma com moderação e sempre intercalando com copos de água.

Assim como o álcool, o sódio favorece bastante o inchaço. A maioria do sódio que consumimos é encontrado na forma de cloreto de sódio (ou sal de cozinha) e está presente em pães, biscoitos e produtos industrializados, como enlatados, embutidos e congelados, em forma de conservantes. “É preciso observar sempre o rótulo das embalagens antes de adquirir o produto, evitando aqueles que contenham mais que 7% de sódio por porção”, indica.

Invista em alimentos com potássio, cálcio e magnésio, como iogurte, leite desnatado, folhas verdes, mamão, abacate, banana, ervilha, lentilha e feijão preto. “Esses alimentos equilibram a pressão sanguínea, evitando o inchaço. Já a salsa, abacaxi, melancia, melão pepino, são alimentos diuréticos que irão ajudar na eliminação do excesso de líquido através da urina”, ressalta a nutricionista.

Prepare um poderoso shake para desinchar feito com gengibre, que tem ação termogênica e ajuda o corpo a eliminar toxinas, e chá verde, poderoso diurético natural. Excelente para consumir nos lanches intermediários.

Outra dica de suco anti-inchaço pode ser feita com abacaxi, morango e água de coco.