Como prevenir osteoporose? Alimentos e atitudes para passar longe do problema

por | nov 8, 2017 | Saúde

Caracterizada pelo afinamento e enfraquecimento dos ossos, a osteoporose ocorre quando há diminuição da massa óssea, quadro que deixa o paciente mais sujeito a quedas e fraturas.

A doença afeta mais mulheres do que homens, principalmente após a menopausa, quando caem os níveis de estrogênio, hormônio que ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea.

Alimentos e hábitos que previnem a osteoporose

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma das maneiras mais eficientes de evitar a osteoporose. É importante investir em um cardápio com comidas ricas em cálcio, como laticínios, verduras escuras, gergelim, feijão branco e tofu, por exemplo.

Fazer exercícios regularmente também é recomendável para prevenir a osteoporose, já que a prática, orientada por um instrutor físico, fortalece todo o esqueleto.

Shutterstock

Outra medida essencial para se proteger contra a osteoporose é a exposição da pele ao sol, já que os raios solares são responsáveis pela produção Vitamina D, que ajuda o organismo a absorver os minerais que mantém os ossos fortes.

É preciso ressaltar, no entanto, que algumas pessoas podem sofrer com a doença mesmo tomando os cuidados indicados por médicos, uma vez que parte dos indivíduos conta com a herança genética que predispõe a doença e que não pode ser modificada.

Como identificar a osteoporose

Shutterstock

A osteoporose é considerada uma doença silenciosa porque raramente apresenta sintomas e muitas vezes é descoberta apenas quando ocorrem complicações graves como: fratura óssea, dor constante nas costas e diminuição da estatura.

Como a osteoporose é difícil de ser diagnosticada, é fundamental a realização regular de exames para a identificação e tratamento correto da condição. Coluna (vértebras), bacia, punho e braço são as regiões do corpo que mais são atingidas pela doença.

Prevenção da osteoporose