Quando a correria do dia a dia dá uma trégua, fazer as malas e fugir para um lugar longe da rotina parece sempre a melhor opção. Na hora de embarcar para os dias de relaxamento e diversão, é preciso ter alguns cuidados para que pequenos gestos não se transformem em dores da coluna que podem atrapalhar todo o passeio.
Leia também:
Duplas de alimentos poderosas para a saúde
Batata yacon controla a diabetes e faz o intestino funcionar
Mau humor pode ser doença; entenda a distimia
Segundo o fisioterapeuta do ITC vertebral, Giuliano Martins, carregar as malas de forma inadequada é a principal causa de lesões na coluna. “Devemos sempre usar bagagens com rodas e na impossibilidade, procurar um meio de transporte, optar por mochilas ou dividir o peso em duas sacolas para não sobrecarregar um dos lados da coluna”, diz.
Para os motoristas o alerta é outro. “É importante parar a cada uma ou no máximo duas horas de percurso. Devemos esticar o corpo, hidratá-lo e descansar alguns minutos. Alongar e também andar durante as pausas são boas opções. A dica também serve para quem for viajar de avião: levantar, alongar e caminhar um pouco”, alerta o especialista.
Dicas para prevenir dores na coluna
Pegar a mala de forma inadequada é a principal causa de dor nas costas em viagens. Crédito: Shutterstock
Organize a mala sobre uma mesa, pois ela tem a altura ideal para evitar que você se curve para frente. Se no lugar onde se hospedar não houver guarda-roupa, também mantenha a mala em um local elevado.
Sempre que possível peça ajuda de outra pessoa para colocar ou retirar as malas pesadas do bagageiro. Ao curvar o tronco para frente, a coluna fica sobrecarregada e vulnerável a dores.
Na esteira do aeroporto, faça uma base larga entre os pés, posicionando um à frente do outro. Deixe as pernas semiflexionadas e utilize-as para fazer força na hora de puxar a mala.
No carro, o corpo deve estar bem apoiado no encosto do banco e mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. A distância dos pedais deve permitir que os joelhos permaneçam levemente flexionados. Evite apoiar a cabeça no encosto e mantenha os cotovelos em leve flexão.