O sarampo é uma doença viral infectocontagiosa que é muito comum em crianças. Ela era considerada erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou que o país estava há um ano sem nenhum registro de casos do vírus. Porém, o recente aumento nos números de pessoas com sarampo, principalmente na região Norte do país, colocou o Brasil novamente em alerta.
Tudo sobre transmissão de sarampo

Como pega a doença?
O vírus se desenvolve rapidamente no nariz e na garganta, sendo liberado na saliva. A doença é transmitida por secreções das vias respiratórias – seja por meio do espirro ou pela tosse. Seu potencial de transmissão é extremamente alto, por isso é considerada uma doença de surto fácil, como explica Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas. De acordo com a especialista, se uma pessoa com sarampo entrar em uma sala com dez outras, nove vão pegar a doença.

A facilidade de sua transmissão também está relacionada ao fato do vírus permanecer suspenso no ar, sendo capaz de sobreviver até 2 horas no ar ou em superfícies onde a pessoa infectada espirrou ou tossiu. Dessa forma, o vírus pode entrar em contato com os olhos, nariz ou boca de uma pessoa saudável que tocou nessas superfícies e depois tocou no próprio rosto.

Durante quanto tempo é possível transmitir o vírus?
Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença desde 4 dias que antecedem o aparecimento dos primeiros sintomas até 4 dias depois das primeiras manchas na pele. A indicação da OMS, portanto, é que uma pessoa infectada – ou com suspeita da doença – fique isolada em um único cômodo e utilize máscara por, pelo menos, uma semana, a fim de evitar a propagação do vírus no ar.
Quantas vezes se pode pegar sarampo?
Pessoas que já tiveram um quadro de sarampo desenvolveram anticorpos contra ele, reduzindo quase que integralmente a chance de reincidência da doença. Contudo, é importante ter certeza de que você tenha pegado sarampo e não alguma outra infecção – já que os sintomas podem ser similares a outras doenças. Para isso é necessário fazer um exame de sangue específico.

Como se proteger?
A principal recomendação para se prevenir contra o sarampo é a vacinação. O ideal é que ela seja tomada em duas doses durante a infância – a primeira entre 1 ano e um ano 1 meio, e a segunda entre os 4 e 6 anos de idade. Os adultos que não se vacinaram quando crianças podem tomar a vacina em uma dose única. Uma vez vacinado a proteção é vitalícia.
No entanto, devido a preocupação dos casos de sarampo de volta ao Brasil, o Ministério da Saúde instrui que toda criança com idade entre 1 e 5 anos tome a vacina novamente.
Vacinas: calendário e informações
- Crianças de 1 a 5 anos devem ser vacinadas contra pólio e sarampo
- Calendário de vacinação para crianças, adultos, gestantes, idosos
- Vacinação: as 9 dúvidas mais comuns