Mesmo sendo passageiros, soluços podem surgir em momentos bastante inapropriados, como no cinema, em uma reunião de trabalho ou mesmo em um encontro romântico. Aprender como controlar e acabar rapidamente com o incômodo é importante para evitar grandes desconfortos e constrangimentos.
Técnica para acabar com soluço
Ao contrário do que muita gente acredita, apostar em um susto ou em simpatias não é a melhor maneira de parar soluço. Existe uma técnica infalível e com base científica que pode ser realizada em qualquer lugar: basta prender a respiração.

Segurar por alguns segundos a respiração aumenta a quantidade de gás carbônico no sangue e, consequentemente, ativa quimiorreceptores do cérebro que estimulam o diafragma a regular a respiração, controlar as contrações e, por fim, acabar com o soluço.
Outro método que também ajuda a elevar o nível de gás carbônico e parar uma crise de soluços é respirar lentamente dentro de um saco de papel.
Por que soluçamos?

O soluço é um fenômeno involuntário que ocorre com a contratura ou espasmo do diafragma, músculo responsável pela respiração. Sua contração faz com que o ar vá para o estômago, em vez dos pulmões e, ao ser expulso, produz o barulhinho acompanhado de espasmo.
Se uma crise de soluço durar mais do que dez minutos e/ou aparecer com muita frequência, fique atento pois pode indicar problemas de saúde. Busque um otorrinolaringologista ou clínico geral para que o diagnóstico e o tratamento adequado sejam indicados.
Sintomas e seus significados
- Olhos amarelados: o que pode ser? Câncer, malária e outras 5 doenças
- Gosto de ferro na boca é sinal de quê? Dengue, gravidez e mais 10 causas
- Sentir calafrios é normal ou sinal de doença? Identifique a causa do “arrepio”