É importante saber como manter os nutrientes dos vegetais cozidos porque muitos perdem a maioria de seu valor nutricional quando são preparados. Quanto mais cozido um vegetal, menor será o seu valor nutritivo. Se estiver, por exemplo, a comer pimentão para reforçar a Vitamina C no organismo, mas o deixa no fogo por mais de 8 minutos, não estará tendo nenhum benefício.
Quando se ferve um vegetal, o que na verdade se faz, é liberar os nutrientes para a água. Mas existem maneiras práticas de preparar os legumes, e ao mesmo tempo, manter seu valor nutricional.
O primeiro a fazer é deixá-los com pele. A maioria dos nutrientes e vitaminas estão concentrados na casca. No caso da batata em específico, levar ao cozimento com a pele evitará a perda de potássio. E como as vitaminas são solúveis na água, tente lavar usando uma escova macia e somente um pouco de água antes do preparo. Esse procedimento vai garantir que as vitaminas da cenoura e batata, por exemplo, permaneçam intactas.
Prefira preparar os legumes à vapor. O importante é usar a menor quantidade de água possível, e em tempo mínimo.
Antes de cozer, corte pedaços bem grandes. Isso ajudará a reduzir a perda de vitaminas, pois o número de superfícies expostas à água estarão reduzidas.
E em especial: brócolis, ervilhas, aspargos e vagens de feijão, devem ser cozinhados muito rapidamente, com menos de 5 minutos no fogo de preferência, caso contrário as vitaminas B e C são totalmente destruídas.
Reaproveite o líquido onde fez o cozimento. Pode ser usado num caldo, ou sopa. Se não pode prepará-los no momento, congele, e use mais tarde.
Nesse contexto, entra a importância de optar por alimentos orgânicos, ou que sejam cultivados por você mesmo, se dispuser de um quintal. Quando um vegetal não é orgânico, e recebe uma grande quantidade de agroquímicos para a sua conservção, não só no plantio, mas também para que sobrevivam por muito tempo na prateleira do supermercado, há que deixá-los muito tempo na água antes de prepará-los. E deixá-los de molho, seja na água, ou no vinagre (como fazem algumas pessoas), pode comprometer o valor nutricional, e assim, de nada, ou pouco adianta, manter uma dieta rica em legumes.