Como Leifert notou que havia algo errado com a esposa e conseguiu ajudar a tratá-la

https://www.instagram.com/p/zgEPeBHFVE/?taken-by=tiagoleifert

O apresentador Tiago Leifert falou algumas vezes sobre o papel que desempenhou no diagnóstico e tratamento do transtorno de esposa, Daiana Garbin. A jornalista sofre de dismorfia corporal, que é a obsessão por alguma característica estética, e chegou a apresentar transtornos alimentares por vários anos.

Tiago Leifert apoia mulher com transtorno de imagem

https://www.instagram.com/p/_-1uDTHFTL

Em uma entrevista ao TV Fama, Leifert contou que sua formação em Psicologia fez com que percebesse que havia algo de errado com Daiana logo que começaram a namorar, visto que ela adotava dietas extremamente restritivas desde então.

“Como me formei em Psicologia, tenho um olhar um pouco mais treinado para ver esse tipo de coisa e eu vi. Como marido, eu não quis falar e não quis dar o diagnóstico porque não sou médico nem exerço a profissão de psicólogo […], mas eu falei: ‘Vai olhar, acho que tem alguma coisa aí que você pode melhorar, pode mexer’. E a apoio muito em tudo que eu posso”, relatou.

Sinal de alerta antes do casamento

https://www.instagram.com/p/BS3kESKj1Iw/

Antes da data em que se casaram, durante o planejamento, Daiana estava muito mais nervosa e ansiosa, sem se parecer com a quem, de fato, era. Esse comportamento, muito mais irritadiço do que o normal, mesmo para alguém que está se casando, o fez duvidar se a esposa estava tomando remédios para emagrecer, que podem causar alterações no humor da pessoa.

Conforme revelou em outra ocasião ao programa Mais Você, da Rede Globo, Leifert começou a notar que o nível de estresse de Daiana Garbin estava muito mais elevado do que o normal e as brigas, que não aconteciam antes do relacionamento, passaram a ser frequentes. E, um dia, após uma briga por um motivo que ele considerou fútil, ele a questionou se estava tomando remédios para emagrecer. Leifert percebeu que a noiva estava sendo afetada psicologicamente pelos medicamentos.

Declarações de Leifert

https://www.instagram.com/p/CJOsrRWBWNv/

Tiago Leifert já verbalizou a admiração pela história, coragem e trabalho da esposa diversas vezes nas redes sociais.

Garbin – que escreveu o livro “Fazendo as Pazes com o Corpo”, sobre o tema – chegou a dizer em seu canal do YouTube que deixou de tomar remédios para emagrecer com o incentivo do marido: “Me ajudou muito. E quando eu decidi lançar o canal ele apoiou e disse: ‘Você vai ajudar muitas pessoas. Você é corajosa'”.

https://www.instagram.com/p/BztYrL-hhvK/

Em outro momento, Leifert comentou em seus Stories do Instagram: “Esse livro conta a história da luta dela contra o próprio corpo, de querer ser extremamente magra e depois se sentir inadequada. De tudo o que ela fez, das dietas malucas. Essas coisas que não levam a nada. E do caminho dela para tentar encontrar uma cura”, disse.

“É um livro para quem sofre com o corpo, para quem se enfia nessas roubadas, nessas dietas estranhas, para quem toma remédio [para emagrecer]. Se não é a sua história, é a de alguém que você conhece, certamente. (…) É uma discussão muito importante, de um transtorno que a perseguiu a vida inteira. (…) [Ela] viveu isso desde sempre, desde muito pequena”.

Apoio da família faz a diferença

https://www.instagram.com/p/CL9aOG8hUiZ/

Seja em transtornos de imagem, alimentação ou mentais, o apoio de familiares e amigos é de extrema importância desde a identificação do problema – já que o próprio paciente dificilmente o reconhece – e busca por ajuda até o tratamento.

Conversar sobre os sentimentos, oferecer-se para acompanhar consultas, buscar informações, ter paciência, estar disponível e evitar julgamentos são exemplos de atitudes simples, mas que fazem diferença na vida de quem sofre com algum distúrbio da mente.

Daiana Garbin e Tiago Leifert