Na hora da higienização das roupas íntimas alguns cuidados são fundamentais para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Quem explica é Ana Cristina Paixão, médica ginecologista do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro.
Leia também:
Corrimento x secreção normal: aprenda a diferenciar
Papel higiênico e absorvente perfumados causam alergia?
Tecidos sintéticos favorecem infecções; prefira calcinhas de algodão
Dicas para lavar roupas íntimas
“A melhor forma de higienizar as roupas íntimas das mulheres é lavá-las com o sabão neutro em água quente e corrente”, afirma. O uso de bactericidas também pode ser apropriado se a mulher estiver realizando algum tratamento para fungo ou bactéria, evitando assim a contaminação das outras peças através do corrimento. “Nesses casos, a lavagem pura não é suficiente para eliminar os micro-organismos que podem estar presentes”.
Por isso, lavar a calcinha no chuveiro durante o banho pode ser um bom hábito de higiene. Mas isso desde que a calcinha não seja esquecida pendura no local. “As roupas devem ser secas e guardadas em locais arejados e secos, para evitar fungos e outros microrganismos que crescem em lugares úmidos”, alerta.
Precisa passar calcinha a ferro?
Incluir as peças íntimas na pilha de roupas a passar também é uma ótima ideia. “Passar o fundo das calcinhas é uma excelente medida para acabar com bactérias e inclusive algumas verminoses”, garante.
Como evitar infecções
Além dos cuidados com as roupas, outros hábitos são fundamentais para que todas as ações citadas acima surtam efeito. A especialista aconselha manter as unhas limpas e lavar as mãos sempre antes e após cada micção e evacuação. “Se possível, lave as partes íntimas com água e sabão neutro após a evacuação. Caso não seja possível lavar-se, esteja atenta para que o papel higiênico seja passado da direção da vulva para o ânus, evitando, assim, contaminação da vagina e uretra por fezes”, orienta.
E para evitar proliferação de fungos, ela recomenda sempre se enxugar adequadamente após as micções. “Manter a região íntima seca é mantê-la um lugar inóspita para os fungos e bactérias”, conclui.
O vídeo tem dicas para escolher o modelo de calcinha ideal para cada tipo de corpo: