O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.
Leia também
Quando precoce, câncer de mama tem 98% de chances de cura
Alimentos funcionais que ajudam a evitar o risco de câncer de mama
Homens também podem ter câncer de mama; entenda
Nele, as mulheres devem estar atentas também a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem. Segundo o mastologista João Ricardo Auler Paloschi, apresentar um desses sintomas não significa que há câncer, mas é um indicativo de que é preciso procurar um médico.
Ainda é essencial saber que, apesar de ajudar a detectar a doença, o autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode não ser percebido com o toque. Por isso, é indicado visitar o ginecologista ou mastologista anualmente para fazer os exames necessários, que podem incluir mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância nuclear magnética.
Para ajudar a fazer o autoexame das mamas, o Hospital Amaral Cavalho (HAC) divulga um infográfico com o passo a passo que deve ser seguido pelas mulheres.
Créditos: Divulgação/HAC