A conjuntivite ocorre quando o tecido que envolve as membranas dos olhos, chamado conjuntiva, sofre uma infecção ou inflamação por excesso de poluição, falta de lubrificação e, claro, contaminação.
A condição pode ser viral, bacteriana e alérgica, sendo a última mais comum durante a primavera, e a viral, frequente no verão e no inverno. Já a conjuntivite bacteriana atinge mais crianças e não tem estação para aparecer.
Como a conjuntivite é transmitida
Tanto a conjuntivite viral quanto a bacteriana são transmitidas por meio do contato com mãos contaminadas por secreções do olho doente. Entre os principais sintomas estão vermelhidão, coceira, queimação e lacrimejamento na região, além de intolerância à luz e visão turva em casos mais graves.
Como evitar a conjuntivite com dicas simples
- Lave bem as mãos com frequência
- Use álcool 70% nas mãos após a limpeza
- Evite coçar os olhos
- Higienize sempre que possível objetos compartilhados, como teclados, controle remoto e telefones, por exemplo, com álcool 70%
- Evite tocar objetos de locais públicos, como corrimão de escadas.
- Não compartilhe objetos de higiene e uso pessoal, como colírios ou maquiagens
- Evite contato direto com indivíduos infectados
Como tratar a conjuntivite
Uma vez diagnosticada, a conjuntivite deve ser tratada o mais rápido possível para evitar o agravamento do caso, que pode evoluir para lesões e danos sérios aos olhos e à visão.
O tratamento contra conjuntivite varia de acordo com o caso, mas normalmente exige uso de colírios específicos e até mesmo administração de medicamentos orais prescritos pelo médico. Enquanto isso é importante manter os olhos limpos e hidratados.
Sintomas e seus significados
- Olhos amarelados: o que pode ser? Câncer, malária e outras 5 doenças
- Gosto de ferro na boca é sinal de quê? Dengue, gravidez e mais 10 causas
- Sentir calafrios é normal ou sinal de doença? Identifique a causa do “arrepio”