Como diminuir a ansiedade

por | out 10, 2011 | Saúde

A ansiedade é um mal que acompanha a vida atual, seja quando estamos perante uma situação de medo ou quando estamos ante uma situação inesperada que gera angústia e preocupações.

Essa sensação de medo, insegurança e preocupação é a ansiedade, e ela possui consequências físicas como as náuseas, a dor de estômago, a gastrite, a insônia ou dores musculares. Este é um estado que afeta nossa qualidade de vida, mas existem algumas medidas que podemos tomar para melhorar, e por isso hoje falamos de como diminuir a ansiedade.

Faça um tempinho para relaxar

Desligue o telefone e a televisão e fique deitado na cama com os olhos fechados. No começo será difícil relaxar porque sua cabeça irá ficar poluída com pensamentos e preocupações de todo tipo, mas aos poucos você poderá calmar-se. Se você praticar esta técnica todos os dias, cada vez será mais fácil.

Respire fundo

Quando você sentir que sua ansiedade começa (porque ela não está igual o dia todo), respire bem fundo e pense que são unicamente sensações o que está lhe incomodando, e que elas irão passar logo sem lhe machucar. Respire bem fundo, puxando os ombros para trás para aumentar a capacidade dos pulmões.

Com este truque você poderá diminuir o ritmo cardíaco e diminuir a pressão arterial, dois dos sinais principais da hipertensão, muito associada com a angustia. Você pode praticar ioga para relaxar seus músculos e controlar a respiração.

Ouça música

Ouvir música relaxante pode lhe ajudar a descansar o corpo e a mente por meio da mistura de sons que podem romper seu foco. Qualquer atividade relaxante irá lhe ajudar, como um trabalho no jardim, ou ver as crianças brincando na rua.

Consuma ervas naturais

As infusões de ervas calmantes são uma ótima opção para quem deseja diminuir a ansiedade. Basta consumi-las 2 ou 3 vezes ao dia para notar os seus efeitos.

Seja paciente

A ansiedade pode combater-se, mas leva tempo para eliminar suas sensações tão incômodas. O melhor, se você estiver passando por um momento de ansiedade, é pensá-la como uma doença que pode ser curada, e que você não é a única pessoa que sofre com ela.

Todos nós temos preocupações, e está em você poder levar sua vida além disso, mas tenha paciência e se algum dia não estiver se sentindo bem, basta dar-se um tempinho em casa para poder superar essa ansiedade.