Como deve ser o cheiro da vagina: aprenda quando é necessário procurar o médico

por | maio 3, 2019 | Saúde

É normal que a vagina emita um leve odor. No entanto, quando se intensifica, pode sinalizar um problema de saúde subjacente. Neste caso, outros sintomas geralmente estão presentes, como ardor, coceira, irritação ou fluxo anormal, diz a Mayo Clinic.

Causas do mau cheiro na vagina

O odor vaginal varia no decorrer do ciclo menstrual e pode ser acentuado pela transpiração. Para o resto, estas são as causas mais frequentes de mau cheiro:

  • Vaginose bacteriana
  • Falta de higiene
  • Muito tempo com o mesmo absorvente

Odor vaginal: tipos e como interpretá-los

Metálico

É normal que a vagina cheire assim após o ciclo menstrual ou o contato com o sêmen. Ambas as situações alteram o pH da área normalmente ácida. Este cheiro é temporário e não deve persistir por muito tempo.

Almíscar

Esse cheiro significa que você suou muito. O uso de calças apertadas ou roupas íntimas sintéticas pode piorar esse odor. Para evitar, uma peças mais folgadas e roupas íntimas de algodão.

Duvidoso

Entre as origens desse cheiro, destaca-se:

  • Vaginose bacteriana, que causa o desequilíbrio das bactérias na vagina. Não é uma doença sexualmente transmissível, mas pode ser ativada pelo contato íntimo.
  • Tricomoníase, doença sexualmente transmissível que é facilmente curada com medicação.

Levedura

É o odor liberado por fungos quando ocorre uma infecção. Este tipo de distúrbio pode ser acompanhado por coceira e corrimento branco e espesso.

Se a sua higiene é boa e você tem 100% de certeza de que um absorvente não é responsável pelo mau cheiro, consulte um médico para fazer os exames necessários. Tente fazê-lo com maior rapidez se este sintoma ocorrer com descargas vaginais atípicas, irritação ou coceira.

Cuidados com a saúde íntima

Original Author: Marcela Antonacci Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/marcela-antonacci
Original ID value: 172611
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/172611/como-deberia-oler-la-vagina-aprende-cuando-deberias-consultar-al-medico