Comer muita carne vermelha pode dobrar risco de cegueira, diz estudo

Além de aumentar as chances de sofrer com doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde, o hábito de comer carne vermelha todos os dias também pode comprometer a visão.

Foi o que apontou uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália. Após entrevistar 6.734 pessoas entre 58 e 69 anos, os cientistas concluíram que comer dez ou mais porções de carne por semana aumenta em 47% as chances de desenvolver cegueira na terceira idade.

O que causa cegueira em idosos?

A perda da visão relacionada ao envelhecimento costuma ser causada por degeneração macular, uma condição que afeta a retina. Ao relacionar seus primeiros sintomas com os hábitos alimentares dos participantes da pesquisa, os cientistas chegaram à conclusão de que o consumo excessivo de carne vermelha pode ajudar a desencadear este quadro.

Segundo o estudo, intercalar carne vermelha com frango diminui em até 57% os riscos de sofrer com este problema. “Os resultados sugerem que tipos diferentes de carne podem ter efeitos distintos sobre o risco de sofrer com degeneração macular relacionada à idade, e podem indicar o alvo para uma mudança no estilo de vida”, observaram os pesquisadores.

Como identificar degeneração macular?

Visão turva e perda progressiva do centro do campo visual são as principais características da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Na maioria dos casos, ela provoca o acúmulo de proteínas e gorduras na mácula, que é a parte central da retina, afetando seu funcionamento.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a DMRI costuma ocorrer após os 60 anos e tem como outros fatores de risco a exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras.

Consumo consciente de carne vermelha