null: nullpx
aparato digestivo-Tasaudavel

Comer de acordo com seu tipo de sangue

Publicado 30 Jun 2016 – 06:25 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Apesar do esforço para seguir uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, ainda sente que precisa de resultados? Comer de acordo com seu tipo de sangue pode ser a solução. O médico americano, Dr. Peter J. D'Adamo, autor de Eat Right 4 Your Type (Coma certo, de acordo com o seu tipo de sangue), afirma que o seu tipo de sangue revela fatos incríveis sobre a sua personalidade e necessidades do corpo. O especialista defende que comer seguindo seu tipo sanguíneo pode ser a chave para a saúde e longevidade.

TIPO O

Traços de caráter

Focado, líder, energético. Pessoas TIPO O são conhecidas por sua energia, capacidade de liderança, extroversão, praticidade e poder de decisão. Lado negativo: irritabilidade, hiperatividade e tédio.

Dieta recomendada

Precisam do consumo frequente de proteína animal, carnes magras, peru, frango, peixe, ou cordeiro, e frutos do mar. A tendência natural é ter dificuldade na digestão de ovos, laticínios, glúten e derivados do trigo. Há que ter moderação nos crucíferos, como couve-flor ou mostarda, porque inibem a função da tireoide, comprometendo seu metabolismo e digestão. Pela tendência a problemas estomacais, como úlceras, deverá manter uma alimentação equilibrada, acompanhada de exercícios físicos regulares. Abuse de amoras, uvas, kiwis e pêssegos.

TIPO A

Traços de caráter

Trabalhador, responsável, calmo. Pode-se dizer que quando todo mundo está em pânico, você se refresca. Prioriza a responsabilidade, a atenção ao detalhe, orientação no trabalho e a organização. Um clássico “TIPO A” busca o sucesso e a perfeição. É o mais artístico dos tipos de sangue, sendo até um pouco sensível. 

Dieta recomendada

Estão propensos a ter enzimas digestivas capazes de digerir plantas e grãos difíceis de quebrar por outros tipos de sangue. Deve encher o prato com figos, ameixas, morangos, abacates, peras e pêssegos. Cenoura, alcachofras, alho, folhas e brócolis deverão ser consumidos numa base regular. Pela escassez de enzimas digestivas para carnes, reduza carnes vermelhas, peixes e aves. Para nutrir seu organismo com proteínas, prefira as nozes, soja e feijões. Cereais, pães e massas devem ser comuns na sua dieta. Pela tendência a perda de massa muscular, resistência a insulina, ganho de gordura e perturbações no sono, deve-se limitar a ingestão de açúcar, de álcool e café. Com grande propensão ao desequilíbrio do cortisol, o hormônio do estresse, deve manter-se longe de excesso de trabalho, ruídos altos, e de programas de TV ou filmes violentos. Há sim, que praticar ioga e exercícios de respiração de forma regular.

TIPO B

Traços de caráter

Relaxado, individualista, não convencional. Tende a jogar-se em projetos que ama, sempre atento a seu objetivo, mesmo com probabilidades contrárias. Tenaz nas próprias regras, não é o mais cooperativo dos tipos sanguíneos. Atento mais aos pensamentos que aos sentimentos, por vezes, é visto como uma pessoa fria.

Dieta Recomendada

Bs necessitam de carne vermelha magra, e de peixe, muito mais que de frango. A ingestão de laticínios deve ser regular. Abuse de verduras, ameixas, uvas, bananas e abacaxis. Evite grãos, como o trigo, amendoins, nozes e sementes de girassol, já que podem atrapalhar seu metabolismo. Priorize o equilíbrio corpo/mente, e para isso pratique artes marciais, tênis, ou golfe.

TIPO AB

Traços de caráter

ABs são de confiança, voláteis e difíceis de ler. Oscilam entre estar apaixonado pelas próprias convicções, e o desejo de ser querido pelos outros. Se sob suas condições, ajuda e presta favores. Interesse especial: arte e metafísica. 

Dieta Recomendada

É o tipo mais raro de sangue, presente em menos de 5% da população mundial. Englobando os perfis de A e B, podem digerir uma grande variedade de alimentos. Porém, cuidado com a carne vermelha, que pode ser armazenada como gordura. Prefira frutos do mar e carne de peru. O sistema digestivo é eficiente para processar ovos e laticínios. Pela tendência a ter um Sistema Imunológico fraco, a dieta deve ser rica em vegetais que contenham hidratos de carbono. Cerejas, laranjas, figos e melancias devem ser o “arroz com feijão”. Evite carboidratos, carnes defumadas, carne de porco, cafeína, e se estressado, nada de álcool. Exercícios? Alterne lento e árduo, como o Tai Chi e ciclismo, num exemplo. 

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse