Quem normalmente rejeita o uso de remédios tradicionais para tratar problemas simples de saúde, como resfriados e tosses, mas não tem encontrado melhora nos chás convencionais, pode então investir em outros tipos de soluções caseiras também consideradas bastante eficientes.
Remédios caseiros contra a tosse
Chocolate: dificilmente você encontrará um remédio tão bom quanto este, certo? O doce pode ajudar a afastar a tosse graças à teobromina, uma substância presente no cacau que tem efeito medicinal. Estudos indicam que o composto é ainda mais eficiente para acabar com o incômodo do que a codeína, comum em medicamentos contra a tosse, pois forma um revestimento que protege terminações nervosas na garganta, que desencadeiam o desejo de tosse.
Alcaçuz: de sabor marcante, o alimento possui compostos químicos que podem diminuir o inchaço, secreções de muco, tosse e até mesmo estimular no organismo uma melhora em úlceras. O alcaçuz atua como um expectorante natural, afrouxando e expulsando secreções, além de proporcionar efeito calmante sobre as membranas de mucosas irritadas.
Mel: a dica da vovó também é aprovada pela ciência. O alimento realmente tem poder medicinal e pode reduzir a gravidade, frequência e natureza incômoda da tosse noturna e de infecções respiratórias, melhor do que muitos remédios encontrados na farmácia.
Uísque: bebidas alcoólicas fortes têm sido consideradas úteis na luta contra infecções e crescimento de micro-organismos, além de serem associadas a menos resfriados, exceto entre fumantes. É válido lembrar, no entanto, que o consumo excessivo de qualquer tipo de bebida alcoólica pode trazer diversos prejuízos para a saúde e que, como medicamento, a opção obviamente só deve ser administrada entre adultos.
Receitas naturais contra tosse
- 4 melhores chás para aliviar dor de garganta e tosse
- 3 xaropes naturais para espantar a tosse
- Bebê com tosse seca: o que pode ser? Como tratar?