Comer apenas junk food deixou rapaz cego: entenda consequência grave

por | out 2, 2019 | Saúde

Além de aumentar os riscos de diabetes, colesterol, obesidade, câncer e vários outros problemas de saúde, uma alimentação baseada em junk food pode até mesmo provocar cegueira. Foi o que acontecer com um rapaz britânico de 17 anos, segundo informações do site médico WebMD.

Qual a relação entre junk food e perda de visão?

ShutterStock

De acordo com a publicação, depois de passar anos comendo apenas batatas fritas, embutidos, pão branco, enfim, uma dieta baseada em junk food, o garoto ficou cego.

Apesar de seus maus hábitos alimentares, seu índice de massa corporal (IMC) permaneceu normal. Mas a falta de vitaminas e minerais essenciais teve seu preço. A anemia se instalou, sua densidade mineral óssea despencou e seus níveis de vitamina B-12, vitamina D, cobre e selênio estacionaram.

Tudo isso desencadeou a “neuropatia nutricional óptica”, uma forma rara de dano ao nervo óptico que, se não tratada, pode levar à perda permanente da visão.

Denize Atan, autora do estudo e consultora sênior da Bristol Medical School da Universidade de Bristol, afirma que a junk food não provocou efeito tóxico na visão do rapaz, mas o problema é que ele não estava consumindo alimentos variados e nutritivos.

Shutterstock

A maior parte de sua dieta era de gordura e carboidratos, que contêm muitas calorias, garantindo altura e peso normais, mascarando assim sua condição, mesmo quando sua ingestão de nutrientes era deficitária constantemente, disse a pesquisadora. E isso é um problema, já existem várias vitaminas e minerais importantes para a saúde ocular.

Aos 14 anos, o adolescente desenvolveu fadiga crônica, perda auditiva e problemas de visão. Aos 17 anos, a neuropatia óptica nutricional havia se firmado, roubando a maior parte de sua visão central.

Shutterstock

A visão periférica do paciente permaneceu intacta e o tratamento de reposição de vitaminas restaurou algumas perdas de visão de cores, mas o dano aos nervos ópticos do garoto era em grande parte irreversível.

Junk food: prejuízos para a saúde