Colesterol alto: substituição de alimentos ajuda a controlar o problema

Atentar-se à alimentação é um fator essencial para controlar uma série de problemas que afetam a saúde e que podem agravar-se com o tempo. Um dos problemas mais comuns relacionado a maus hábitos alimentos é o colesterol alto. A boa notícia é que muitos dos alimentos que aumentam o colesterol podem ser substituídos por outros menos gordurosos e prejudiciais à saúde. Veja como substituir.

Alimentos para quem tem colesterol alto

Azeite para substituir óleo de soja

O azeite de oliva é rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, que não elevam o nível de colesterol ruim no sangue e ainda ajudam no aumento do colesterol bom (HDL). Além disso, as substâncias do azeite evitam que o colesterol oxide e propicie a formação de placas.

Lombo no lugar da picanha

Para quem não dispensa a carne do cardápio, a dica é trocar a picanha, que é bastante gordurosa, pelo lombo suíno. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a carne de porco não é necessariamente mais gordurosa que a bovina. O que irá definir esse fator é o corte. Antes de cozinhar o lombo, retire as gorduras aparentes e opte pela carne grelhada ou assada.

Troque salgadinhos fritos por castanhas

Os petiscos são as pedidas mais comuns na hora em que bate a fome entre as refeições. Entretanto, salgadinhos, biscoitos salgados e bolachas recheadas carregam gorduras trans, que aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom. Para os lanches da tarde, a dica é apostar nas nozes e castanhas, que são fontes de gordura monoinsaturada e antioxidantes.

Substitua o sal por ervas e alhos

As ervas aromáticas e o alho são boas opções de tempero para quem tem colesterol alto e podem substituir o sal. Ervas como alecrim e orégano, por exemplo, são boas aliadas contra a oxidação do colesterol e ajudam a evitar outros problemas, como a retenção de líquidos e a hipertensão, que são favorecidas pelo consumo excessivo de sal.

Troque os vegetais brancos pelos roxos

No caso de cebola, repolho e alface, por exemplo, opte pela versão roxa dos vegetais. Esse pigmento contém a substância antocianina, aliada no combate ao colesterol – ela ajuda a inibir a síntese do HDL e acelera a eliminação da gordura. 

Leia também:
Alimentos que pioram a TPM
A
limentos gordurosos prejudicam a inteligência
A
limentos que aumentam a sensação de saciedade