Coceira na região do ouvido, ao contrário do que muita gente imagina, nem sempre é sinal de higiene precária, especialmente se, além do incômodo, forem visíveis lesões, bolhas, descamação ou inchaço.
Coceira no ouvido pode ser dermatite de contato

Se você sente com frequência coceira no ouvido pode sofrer de dermatite de contato na região. A condição, também chamada de eczema de contato, é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite de contato, neste caso, é alérgica, ou seja, aparece após exposições a um produto ou substância. A dermatite de contato no ouvido geralmente está relacionado ao uso de brincos com níquel, além de cosméticos, como perfumes, cremes hidratantes, loções, tintura de cabelo, entre outros.
Dermatite de contato: sintomas e tratamento

A reação alérgica provocada pela dermatite de contato surge de 24 a 48 horas após a exposição ao produto ou objeto causador da alergia. Os sintomas podem incluir:
- Coceira
- Lesão vermelha na região
- Inchaço
- Presença de pequenas bolhas
- Presença de crostas espessas
- Secreção
- Rachaduras dolorosas da pele
O tratamento da dermatite de contato vai depender da extensão e da gravidade do quadro e pode incluir uso de medicações via oral ou injetável.

O primeiro passo é higienizar bem a região com água para remover qualquer vestígio do produto alérgeno que possa ter permanecido na pele. Compressas úmidas, secativas ou antissépticas, além de cremes ou pomadas de corticosteroides também podem ser indicadas pelo médico para reduzir a inflamação da pele.
Coceiras no corpo: o que pode ser?
- Coceira no peito aparece nestas 12 situações (5 são doenças sérias)
- Se você tem coceira constante na pele, seu corpo está dando um sinal
- Coceira na palma da mão e no pé podem ser sinal de doença no fígado