Coceira na cabeça: como aliviar com remédios, pomadas ou truques caseiros

Coceiras na cabeça podem ser causadas por diversos fatores, dos mais simples, como higienização inadequada, até mais complexos, como no caso de alergias e doenças. E as formas de tratar e aliviar o desconforto também são amplas, de acordo com a raiz do problema.

Coceira na cabeça: causas

Má higienização dos cabelos, alergias a produtos, cosméticos e procedimentos estéticos, assim como micoses provocadas por fungos são algumas das causas mais comuns de coceira no couro cabeludo.

O desconforto insistente, que pode ser acompanhado de descamação e outros sintomas, pode também ser resultado da presença de piolho e até inflamação de pele, como no caso de dermatite seborreica.

Como aliviar cabeça coçando

Higienização do couro cabeludo

Lavar o cabelo regularmente, pelo menos uma vez a cada dois dias, é uma medida simples que já pode aliviar a coceira na cabeça, quando provocada por uma higienização inadequada. O uso de xampus adequados para seu tipo de cabelo também é importante para evitar o problema.

Secar bem os cabelos

A umidade no couro cabeludo pode favorecer a presença de fungos que provocam micoses causadoras de coceiras. Secar bem os fios, principalmente antes de dormir, já evita a proliferação e o incômodo no couro cabeludo.

Pomada

O uso de cremes e pomadas com corticosteroide e antifúngicos, especificados por um dermatologista, pode ser indicado para aliviar a coceira na cabeça em caso de dermatite seborreica, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Neste caso, é indicado ainda lavagens mais frequentes, interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo, além de evitar o uso de chapéus ou bonés.

Medicação oral

Quando a coceira na cabeça é causada por piolho, o paciente pode ser orientado a tomar remédio oral (ivermectina) para acabar com o problema.

Suspensão de uso de produtos

No caso de alergias, a coceira no couro cabeludo pode ser aliviada simplesmente com a suspensão de produtos, como tintura de cabelo, cremes ou xampus ou mesmo evitar realizar procedimentos estéticos, como escova progressiva, alisamento, entre outros.

Coceiras no corpo: o que pode ser?