Coceiras na cabeça podem ser causadas por diversos fatores, dos mais simples, como higienização inadequada, até mais complexos, como no caso de alergias e doenças. E as formas de tratar e aliviar o desconforto também são amplas, de acordo com a raiz do problema.
Coceira na cabeça: causas
Má higienização dos cabelos, alergias a produtos, cosméticos e procedimentos estéticos, assim como micoses provocadas por fungos são algumas das causas mais comuns de coceira no couro cabeludo.
O desconforto insistente, que pode ser acompanhado de descamação e outros sintomas, pode também ser resultado da presença de piolho e até inflamação de pele, como no caso de dermatite seborreica.
Como aliviar cabeça coçando
Higienização do couro cabeludo
Lavar o cabelo regularmente, pelo menos uma vez a cada dois dias, é uma medida simples que já pode aliviar a coceira na cabeça, quando provocada por uma higienização inadequada. O uso de xampus adequados para seu tipo de cabelo também é importante para evitar o problema.
Secar bem os cabelos
A umidade no couro cabeludo pode favorecer a presença de fungos que provocam micoses causadoras de coceiras. Secar bem os fios, principalmente antes de dormir, já evita a proliferação e o incômodo no couro cabeludo.
Pomada
O uso de cremes e pomadas com corticosteroide e antifúngicos, especificados por um dermatologista, pode ser indicado para aliviar a coceira na cabeça em caso de dermatite seborreica, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Neste caso, é indicado ainda lavagens mais frequentes, interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo, além de evitar o uso de chapéus ou bonés.
Medicação oral
Quando a coceira na cabeça é causada por piolho, o paciente pode ser orientado a tomar remédio oral (ivermectina) para acabar com o problema.
Suspensão de uso de produtos
No caso de alergias, a coceira no couro cabeludo pode ser aliviada simplesmente com a suspensão de produtos, como tintura de cabelo, cremes ou xampus ou mesmo evitar realizar procedimentos estéticos, como escova progressiva, alisamento, entre outros.
Coceiras no corpo: o que pode ser?
- Coceira na palma da mão e no pé podem ser sinal de doença no fígado
- Coceira intensa no 3º trimestre de gravidez pode ser sinal gravíssimo
- Coceira no corpo: de câncer a estresse, conheça as 14 causas principais