Citronela contra dengue funciona? Especialista explica e ensina a usar

por | jun 30, 2016 | Saúde

A principal forma de prevenir a dengue é afastar o transmissor da doença, o mosquito Aedes Aegypti. Uma das alternativas mais conhecidas é o uso da citronela, uma planta com propriedades que repelem os insetos. Mas como cultivá-la? Ou será que é melhor usá-la em velas e repelentes?

Leia também
Exame de dengue sai na hora? Como é feito?
3 receitas caseiras para afastar o mosquito da dengue
Chikungunya e dengue: qual a diferença?

Citronela serve contra a dengue?  

O farmacêutico Fernando Costa, professor doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, explica que existem algumas substâncias na planta que afastam os mosquitos, a principal delas é o geraniol.

“Estas substâncias, em conjunto com várias outras, estão contidas no óleo de citronela”, conta. “O óleo é tecnicamente chamado de ‘óleo essencial’ e fica armazenado em locais especiais nas folhas da planta”.

O óleo pode ser extraído da planta por um processo de destilação feito em indústrias. A partir de então ele é empregado na produção de repelente, sprays, incensos, velas e até pulseiras de citronela.

Plantar citronela afasta mosquitos?

O farmacêutico explica que é preferível utilizar a citronela em preparados ou formulações contendo o óleo essencial a plantá-la. “Não é possível dizer que o cultivo da planta seja eficaz para promover o efeito repelente, ainda mais em áreas externas, onde está sujeita a variações de temperatura e correntes de ar”.

Para fazer o efeito desejado, seria necessário que o óleo essencial evaporasse das folhas da planta e que essa emissão fosse medida, controlada e mantida constante, o que não é possível.

Óleo essencial de citronela  

Velas de citronela e outros produtos 

Os preparados à base do óleo essencial da citronela incluem velas, incensos, sprays, pulseiras entre outros produtos. “Nesse caso as substâncias ativas estarão sempre mais concentradas, em quantidade ideal para promoverem a repelência”, afirma.

Entretanto, existe pouca evidência científica para muitos destes preparados, incluindo as velas e as pulseiras. Além disso, outros fatores, como a temperatura ambiente e as correntes de ar, podem diminuir sua eficácia.

Repelente de citronela

“Esse é o modo mais eficaz de usar o óleo essencial de citronela para repelir os mosquitos”, explica o especialista. “Por ter baixa toxicidade, ele pode ser usado na pele sem a mesma dispersão do óleo que aconteceria com o uso em ambientes”.