A cinesiologia é a ciência que investiga os movimentos do corpo humano. Não se trata somente de uma disciplina, já que engloba uma série de estudos que cobrem diferentes áreas.
Em primeiro lugar, a cinesiologia se centra na anatomia e na fisiologia humanas, além da biomecânica. Seu campo de estudos também pode cobrir a ecologia, a filosofia, a psicologia e até mesmo a sociologia de exercícios e esportes.
O conceito de cinesiologia é relativamente novo e integra princípios da Medicina Tradicional Chinesa, pontos reflexos nervosos e circulatórios, terapias manuais, neurologia, entre outros. Reúne a razão e a intuição, o científico e o alternativo: é um sistema holístico.
A cinesiologia aplicada foi fundada em 1964 pelo quiroprático americano George Goodheart e atualmente é utilizada por uma quantidade de profissionais. Ela se baseia no descobrimento de que a avaliação do funcionamento do corpo pode ser acompanhada com o uso de testes musculares.
Essa ciência é utilizada com frequência para:
- Acalmar dores físicas.
- Detectar hipersensibilidades e alergias.
- Liberar ou diminuir tensões emocionais.
- Atingir uma maior eficácia e rendimento nos negócios.
- Aprender de maneira relaxada e eficaz no âmbito educacional.
- Desenvolver-se e crescer pessoalmente de um melhor modo.
O tratamento empregado por essa ciência procura corrigir os possíveis desequilíbrios que afetam uma pessoa. O teste muscular cinesiológico avalia o nível de estresse consciente ou subconsciente que prejudica o sistema e as formas para equilibrá-lo.
O objetivo fundamental da aplicação da cinesiologia é a cura e o crescimento como ser humano do paciente através de técnicas simples e suaves. Ela procura se comunicar com todos os níveis que conformam o indivíduo para a recuperação de sua saúde.