A maioria das crianças e até mesmo parte dos adultos que têm dificuldade em engolir comprimidos poderão em breve se beneficiar de uma invenção que “transforma” qualquer pílula em um remédio em gel. Feito a partir de óleo vegetal, o medicamento pode ser misturado em bebidas ou no iogurte, por exemplo.
Desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e do Brigham and Women’s Hospital, os géis feitos de óleos vegetais são estáveis e seriam particularmente úteis em países em desenvolvimento, onde sistemas de refrigeração nem sempre estão disponíveis.
Os dados do estudo foram publicados recente na revista Science Advances e um ensaio clínico programado para os próximos meses já foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos.
Para desenvolver os géis, a equipe de pesquisa testou vários tipos de óleos derivados de plantas, como óleo de gergelim, óleo de semente de algodão e óleo de linhaça, misturados com agentes gelificantes comestíveis, como cera de abelha e cera de farelo de arroz.
Os cientistas testaram os géis com medicamentos insolúveis em água e descobriram que eles foram capazes de fornecer doses de remédios iguais ou superiores às quantidades que podem ser absorvidas dos comprimidos.
Os pesquisadores projetaram um dispenser semelhante a um sachê, com compartimentos para separar as doses, facilitando a liberação da dose certa aos pacientes.
“Muito do trabalho que fizemos neste estudo foi focado em medicamentos para doenças infecciosas, mas do ponto de vista da formulação, não importa qual medicamento colocamos nesses sistemas”, afirmou em comunicado Ameya Kirtane, uma das principais autoras da pesquisa.