Exames de sangue são extremamente necessários para monitorar a saúde, mas sobretudo incômodos. Um novo sistema criado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, promete reduzir o desconforto ao entregar resultados menos em 15 minutos e com apenas uma gota de sangue.
A seguir, saiba mais sobre o aparelho de hemograma portátil:
Exame de sangue portátil IG11
O sistema é pequeno e semelhante a um HD de computador, mas muito poderoso: é capaz de realizar hemogramas que detectam alterações nas células e, consequentemente, doenças.
Criado pelos pesquisadores do Departamento de Física da UFSCar Filippo Ghiglieno e Patrícia Guedes Braguine, o IG11 é portátil e fácil de usar.
“Ele analisa anormalidades na quantidade e qualidade das células, como os glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas, além de buscar células cancerígenas”, conta Patrícia Braguine.
A pesquisadora teve a ideia do criar o dispositivo após sofrer com a demora dos exames quando teve infecção generalizada. “Ter de esperar até o fim do dia para pegar o resultado de um exame que você fez pela manhã é muito assustador, ainda mais quando o paciente tem um problema que pode ser fatal. Não faz sentido”, exemplifica.
Como funciona?
Basta aplicar uma gota de sangue no sistema. Após 15 minutos, o paciente recebe o resultado pelo celular ou e-mail.
Caso o cliente queira, o dispositivo também armazena os exames anteriores e, por meio da inteligência artificial, consegue compará-los aos atuais, o que é útil para medir a eficácia de tratamentos.
Vale lembrar que o sistema não substitui o auxílio médico, mas visa agilizar processos e, consequentemente, o diagnóstico e o tratamento.
Quando será vendido?
De acordo com a pesquisadora, o IG11 tem previsão de chegar ao mercado em um ano e meio pela empresa Blodux.
Por enquanto, são realizados novos testes para torná-lo ainda mais eficaz na identificação de doenças que podem ser notadas pelo sangue.
Exames de sangue
- Exame de dengue sai na hora? Como é feito? Descubra
- Jejum para exame de sangue: laboratórios deixam de solicitar
- Exame de sangue descobre qualquer tipo de câncer dez anos antes