Popularmente conhecido como chulé, a bromidrose é o mau cheiro resultado da multiplicação das bactérias, do suor e das altas temperaturas nos pés. Contudo, nem sempre é resultado da transpiração excessiva nos pés, ele pode ser também causado por alterações no organismo resultantes de problemas de tireóide, menopausa ou estresse.
Leia também
Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar
Remover células mortas é fundamental para ter um pé bonito
Saiba como fazer um escalda pés relaxante em casa
“A falta ou a má higienização dos pés e o calor retido nos calçados propiciam o crescimento bacteriano”, afirma a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Márcia Grieco. A médica explica que o suor produzido pelo corpo contém água e eletrólitos, que são os sais minerais, e não tem odor e que o mau cheiro é provocado pela ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. A existência de descamações entre os dedos, fissuras ou bolinhas, pode significar a presença de fungos, micoses ou bactérias.
Dicas para acabar com o chulé
– Evite meias sintéticas, sapatos de borracha ou plástico. “A retenção do suor entre os dedos piora com esse tipo de material”, explica Márcia. A dica é investir em sapatos com forros de couro ou algodão.
– Dê atenção à higiene dos pés, lavando-os com sabonete, bucha ou escova. Além disso, não se esqueça de secar bem entre os dedos dos pés com papel higiênico.
– Evite usar o mesmo sapato todos os dias e após o uso coloque os calçados para secar em locais arejados e ensolarados.
– Use talcos antissépticos sempre após o banho.